LAVA JATO: Ex-senador Gim Argello é preso em Brasília na 28ª fase da Lava Jato

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O ex-senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal foi preso preventivamente, na manhã desta terça-feira, em Brasília, durante 28º fase da Operação Lava Jato. De acordo com o Ministério Público Federal do Paraná, a prisão do ex-senador foi autorizada após serem coletadas provas de que ele recebeu propina, no valor de cinco milhões de reais, da empreiteira UTC engenharia, em troca de articulações e favores políticos em comissões parlamentares de inquérito que investigavam a Petrobras. O presidente da empresa, Ricardo Pessoa, contou, em delação premiada, à força tarefa da Lava-Jato o pagamento de propina a Gim Argello.
 
Segundo as investigações, o ex-senador teria orientado o presidente da UTC a entregar o dinheiro através de doações eleitorais aos diretórios nacionais de quatro partidos, DEM que teria recebido um milhão e 700 mil reais, PR um milhão de reais, e um milhão e 150 mil reais ao PMN e ao PRTB. Em 2014, as siglas integravam uma coligação com o PTB, partido pelo qual o ex-senador tentava a reeleição.
 
O ex-senador do PTB, também já havia sido citado em outras delações, como a do senador Delcídio do Amaral, atualmente sem partido. No depoimento, Delcídio disse que, ao lado de outros três políticos, Gim Argello cobrou propina de empreiteiros para que, em troca, eles não fossem convocados para prestar depoimento na CPI da Petrobras no Senado e na CPI Mista da Petrobras, ambas em 2014.
 
Além da prisão preventiva de Gim Argello, a 28º fase da Lava Jato, cumpre 21 mandados judiciais em Brasília, Rio de Janeiro, Taguatinga no Distrito Federal e São Paulo. Ao todo, são dois mandados de prisão temporária e quatro de condução coercitiva – quando o investigado é levado para depor e depois liberado – além de 14 ordens judiciais de busca e apreensão.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.