LOC: Moradores de Lagarto já podem intensificar a luta contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a pessoa que detectar um foco do mosquito, que não possa ser eliminado pelos moradores de um determinado local, pode fazer uma denúncia pelo telefone: 3631 1260, como explica a diretora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da cidade, Camila Santana.
TEC/SONORA: Camila Santana, diretora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Lagarto
“Seja no vizinho, seja na via pública ou em algum terreno baldio, as pessoas podem ligar para (79) 3631-1260, que é o telefone do Zoonoses, e registrar a denúncia com endereço. E, se a pessoa não quiser se identificar, não precisa.”
LOC: De acordo com Camila Santana, a maior preocupação da Secretaria de Saúde é o número de casos de pessoas com Chikungunya na cidade. O vírus já deixou 42 pessoas doentes em 2016 e pode causar danos por anos em quem teve a doença. É o que explica o vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, José Cerbino.
TEC/SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz
“A maioria das pessoas mantém os sintomas por dez a 14 dias. São as formas que se resolvem durante a fase aguda. Alguns pacientes podem evoluir para formas crônicas e aí essa dor pode se estender durante muitos meses. Existem pacientes com sintomas por até um ano após a infecção. Então há o risco de desenvolver a forma crônica da doença e manter essa dor durante muito tempo”.
LOC: A única forma de prevenção contra a Chikungunya, a Dengue e o Zika é acabar com o mosquito antes que ele nasça e se reproduza. Para isso, basta manter sua casa sempre limpa, eliminando os possíveis criadouros. Para saber mais sobre como você pode ajudar nessa luta, acesse o site:saude.gov.br/combateaedes.