REPÓRTER: O Tribunal de Justiça do Pará vai ter novas ações da campanha “Paz, nossa justa causa”, alusiva aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Agentes da rede de proteção à mulher vão participar de palestras e debates sobre o tema e paralelamente. Além disso, haverá força-tarefa para agilizar audiências e júris de processos envolvendo casos de violência contra a mulher, em todas as Comarcas do Estado. Um dos grandes aliados ao combate à violência contra a mulher é a Lei Maria da Penha. Segundo a juíza titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital, Rubilene do Rosário, a Lei Maria da Penha veio para ajudar no combate a violência contra a mulher.
SONORA: Juíza Rubilene Rosário.
“Veio justamente para fazer com que houvesse essa mudança de valor, essa mudança de comportamento com relação à violência no âmbito familiar. Então veio para nos educar. O Judiciário só não tem como mudar essa historia, mas de mãos dados com os demais poderes da sociedade civil, sim, a gente pode fazer uma grande diferença.”
REPÓRTER: No dia 5 de dezembro está prevista uma ação de cidadania na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tenoné, onde serão oferecidos serviços de cidadania, como orientação jurídica, emissão de carteiras de identidade, certidões de nascimento e carteiras de trabalho, vacinação contra hepatite B e febre amarela, testes rápidos de HIV, entre outros. A segunda fase da campanha “Paz, nossa justa causa”, no TJPA, foi realizada em agosto deste ano. Na ocasião, a programação incluiu o lançamento da Patrulha Maria da Penha. As pessoas precisam ter mais esclarecimentos, principalmente as mulheres para que elas possam denunciar, ressalta a coordenadora estadual de Mulheres em Situação de Violência Doméstica do Judiciário paraense, desembargadora Vera Araújo.
SONORA: Desembargadora Vera Araújo.
“Para que as pessoas tenham maior esclarecimento, principalmente as mulheres, para que elas saibam que elas podem denunciar e todas as pessoas que tomarem conhecimento da violência, não só a vítima, qualquer uma pessoa, pode fazer a ocorrência policial”.
REPÓRTER: Durante a semana da campanha “Paz, nossa justa causa”, haverá nos Fóruns Cível e Criminal de Ananindeua, arrecadação de produtos de higiene pessoal e de cosméticos para doação aos abrigos de mulheres vítimas de violência domestica. A campanha “Paz, nossa justa causa” ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. A abertura do evento será no Fórum Cível de Belém, no bairro da cidade velha. Após a cerimônia de abertura, o juiz Claudio Rendeiro, titular da 1ª Vara de Execuções Penais, fará uma apresentação do personagem Epaminondas Gustavo.
Reportagem, Storni Jr.