JUAZEIRO (BA): Agentes de saúde trabalham aos domingos para combater o Aedes aegypti

Salvar imagem

REPÓRTER: As ações para intensificar o combate ao Aedes aegypti em Juazeiro já começaram. Desde o dia 11, os agentes de Saúde estão trabalhando também aos domingos para orientar a população sobre a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito, que é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

Além de informações, os profissionais também fazem visitas domiciliares para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. O expediente é feito todos os dias, das 8 horas da manhã a uma da tarde, em diversos bairros da cidade.

Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica, Klynger Farias, como muitas casas ficam fechadas durante a semana, o trabalho aos sábados e domingos aumenta a eficácia das ações de combate ao Aedes.

 De acordo com Farias, toda a semana as equipes de endemia visitam pelo menos dois mil imóveis em Juazeiro, para tratar focos de transmissão da dengue.

O “Denguezapp” é outra ferramenta que pode ser usada pela população. Fotos e vídeos com lugares que podem ter foco do mosquito podem ser enviadas para dois números de telefone: 9 9198-3057 ou 3612-3763.

Desde janeiro, foram notificados 203 casos de dengue, sendo 17 confirmados, três descartados e 173 em investigação. Cinquenta e sete casos de febre chikungunya e 59 de Zika estão sendo investigados. A Vigilância Epidemiológica do município também investiga oito casos de microcefalia em bebês que nasceram na Maternidade Municipal. Até o momento, porém, não existe confirmação de que os casos estejam relacionados com o vírus Zika.

Para saber mais, acesse: combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Isadora Grespan

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.