JOÃO PESSOA (PB): Cidade terá “Dia D” de combate à Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/SONORA: Saulo Batista, técnico em enfermagem

 

“Eu, com 48 anos sofri, imagina um idoso, uma criança, como é que ficaria?”

 

LOC: Com certeza a situação seria muito pior. Saulo Batista é técnico em enfermagem e mora em Gramame. Ele teve Chikungunya, uma das infecções transmitidas pelo mesmo mosquito da Dengue e do Zika. Outras pessoas também foram vítimas na cidade. E é justamente para evitar que essas histórias se multipliquem que a população de João Pessoa está convocada a participar do “Dia D” de combate à Dengue. A ação vai ser realizada na sexta feria, dia dois de dezembro. Mil e 200 imóveis devem ser vistoriados em toda a cidade. Cerca de 200 agentes de endemias estarão disponíveis para orientar a população sobre os cuidados que se deve tomar para evitar a proliferação do mosquito. Depois de ter sido picado, Saulo aprendeu o seu dever de casa.

 

TEC/SONORA: Saulo Batista, técnico em enfermagem

 

“Lá em casa não deixamos água parada de maneira nenhuma. Plantas naturais com água, a gente não deixa. E a gente não tem carro, não tem pneu. Faz o máximo possível. Caixa d'água a gente sempre está fazendo a vistoria. Bem tampada a caixa, os tambores a gente sempre está olhando.”

 

LOC: Em João Pessoa, os bairros mais infestados pelo mosquito transmissor são Cruz das Armas e cidade dos Funcionários 1. É importante que cada morador participe do “Dia D”, principalmente cuidando da própria casa. Além dos cuidados que você já toma, receba bem os agentes de endemia e aprenda a identificar e eliminar focos do mosquito, como pede o Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes.

 

TEC/SONORA: Nilton Guedes, Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses

 

“Aqui em João Pessoa tenha o agente como um parceiro. A Secretaria de Saúde está disponibilizando equipamentos para aplicação de inseticida, mas não é o inseticida que irá resolver, é muito mais uma questão educativa. Essa orientação que o agente faz casa a casa vai fazer com que a gente tenha controle dessas três doenças hoje que esse mosquito tem competência para transmitir.”

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.