JOAÇABA (SC): Hemocentro intensifica campanha nas empresas para elevar número de coletas no inverno

O número de bolsas de sangue coletadas por mês sofreu uma queda de 30%. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A queda das temperaturas na região meio-oeste e centro-oeste de Santa Catarina tem afastado os doadores de sangue do Hemocentro em Joaçaba. O número de bolsas coletadas por mês sofreu uma baixa de 30%. Para aumentar as doações e manter os estoques próximo do ideal, o Hemocentro intensificou a parceria com as empresas da região. O projeto “Empresa Solidária” incentiva os funcionários a doarem sangue.

TEC./SONORA: Maicon Bortoluz, coordenador técnico do hemocentro.
“A gente procura fazer um trabalho de divulgação dentro da empresa. Nós acreditamos que o projeto do futuro é você realmente trabalhar a fidelização da doação através das empresas. Você acaba diminuindo aquela chamada inaptidão na triagem, ou seja, você tem um doador de repetição. Mas esse é um trabalho que a gente está buscando retomar para aumentar esse número que hoje está um pouco baixo.”

LOC: Doador há mais de 20 anos, o advogado, Roni Fabro, de 47 anos, casado e pai de dois filhos, conta que o exemplo veio de casa. O pai dele de 80 anos doou sangue até os 69. A esposa de Roni também é doadora. Mas a iniciativa de ir ao hemocentro partiu da vontade dele de ajudar o próximo sempre que ouvia na rádio pedidos de doação. Morador do bairro Flor da Serra, Roni passa todos os dias em frente ao hemocentro para ir ao serviço. Sempre que pode vai lá para conversar com os amigos adquiridos ao longo desses anos.

TEC./SONORA: Roni Fabro, advogado, 47 anos.
“Você pode salvar uma vida doando sangue. Isso não demora ali 40 minutos, uma hora. É uma coisa que não dói, é uma coisa fácil de fazer, lógico é cercada de todas as precauções e condições que devem ser ideais para a doação. Então, se você tem algum amor à vida eu acho que você tem que ser doador de sangue.”

LOC: O Hemocentro de Joaçaba atende 24 hospitais da região. 51% dos doadores são homens, com idades entre 25 e 45 anos. No Brasil, a doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente do parentesco. Para se tornar doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. O hemocentro de Joaçaba fica na Avenida XV de Novembro, número 23, no centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta do meio-dia e meia às seis e meia da tarde. No segundo sábado de cada mês, das oito da manhã ao meio-dia. O telefone para entrar em contato é 3527-2200. Repetindo: 3527-2200. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.