JEQUIÉ (BA): Município faz campanha de vacinação contra o HPV

Salvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: Situado no Centro Sul Baiano, o município de Jequié está na segunda fase da campanha de vacinação contra o vírus HPV. No ano passado, o município conseguiu vacinar, na primeira dose, mais de sete mil e 600 meninas de nove a 13 anos de idade, o que representou mais de 90 por cento das adolescentes do município imunizadas. Uma dessas meninas vacinadas foi a filha da coordenadora pedagógica Ismailde Borges de 40 anos. Moradora do bairro Cidade Nova, a mãe contou que a menina de 14 anos ouviu falar da vacina na escola.
 
TEC: Ismailde Borges, coordenadora pedagógica e mãe.
 
“Teve uma campanha na escola que ela estuda, então os profissionais da secretaria de saúde foram até a escola e fizeram uma palestra e a partir daí ela também chegou em casa  para tirar algumas duvidas perguntando da importância e eu falei para ela que é importante, a vacina HPV é a melhor forma de prevenir contra o câncer de colo de útero e outras doenças e essa prevenção começa desde cedo ainda na adolescência.”
 
TEC: Sobe e Desce (BG).
 
LOC: Municípios próximos de Jequié como Ipiaú e Jaguaquara não registraram uma boa adesão à vacina no ano passado. Juntado os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde aos dados dos dois municípios, menos de mil e 400 meninas foram vacinadas em 2014. Em Jequié, a coordenadora pedagógica reforça que vacinar contra o HPV é importante para prevenir o câncer do colo do útero, terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Ela convida as mães do município para levar suas filhas ao posto de saúde para tomar as doses.
 
TEC: Ismailde Borges, coordenadora pedagógica e mãe.
 
“Eu, como mãe de adolescente, já levei minha filha e convido todas as mães de Jequié e da região para fazer e imbuir-se nesta campanha. Levar suas filhas, incentivar e orientar a vacinar para prevenir contra o câncer de colo de útero.”
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC: A vacina contra o vírus HPV está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Jequié e também nas Unidades do Saúde da Família. Na unidade do Centro, no bairro Campo do América, a vacinadora Virgínia Rodrigues convida as meninas da região para ir até o posto e tomar as doses necessárias.
 
TEC: Virginia Rodrigues Pires, vacinadora da unidade de saúde Centro de Saúde de Jequié
 
“Meu nome é Virginia Rodrigues Pires, sou vacinadora da unidade de saúde Centro de Saúde de Jequié e a sala está disponível e abastecida para vacinar tanto a primeira dose quanto a segunda,  já tem algumas adolescentes que já estão na época de tomar a segunda dose e aí é só procurar a unidade, não só essa unidade na qual eu trabalho, mas todas as unidades de saúde PSFs  da cidade.”
 
TEC: Sobe e Desce (BG).
 
TEC: Do outro lado do rio, no bairro do Jequiezinho, a enfermeira responsável pela Unidade do Saúde da Família na região, Milca Cabral faz o convite de uma forma especial mandando um recado para as meninas e para os pais e responsáveis.
 
TEC: Milca Cabral,  enfermeira responsável pela Unidade do Saúde da Família Giserlando Biondi.
 
“Olá meninas do Jequiezinho, aqui quem fala é Milca enfermeira da Unidade de Saúde da Família Giserlando Biondi. Vim lembrar as meninas de nove a 13 asnos que chegou a hora da segunda dose da vacina do HPV, para quem tomou a primeira dose à seis meses, lembrando que a segunda dose é que garante a proteção e as meninas que ainda não tomaram a primeira dose, também estão sendo convidadas. E esse recadinho vai para o pais, não se esqueça que o jeito mais seguro de proteger as meninas contra o câncer de colo do útero é tomando a vacina, estamos aguardando todas vocês.”          
 

 

LOC: A vacina é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A meta do Ministério da saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.