JAGUARIÚNA (SP): Moradores podem denunciar focos do mosquito da Dengue por telefone

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Atenção, morador de Jaguariúna. Se você conhece algum lugar na cidade que tem focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya pode fazer uma denúncia para a Secretaria de Saúde. Basta ligar para a ouvidoria da prefeitura pelo telefone 156, como explica a Diretora de Vigilância em Saúde, Maria da Conceição de Oliveira.
 
TEC/SONORA: Maria da Conceição de Oliveira, diretora de Vigilância em Saúde
 
“Liga no 156, que é o telefone da prefeitura e ele faz um protocolo. E aí, ligando no 156, essa denúncia vem para a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Saúde  designa para os departamentos, para os setores competentes para que eles façam essa busca”.
 
LOC: Fazendo a sua denúncia, você garante que as pessoas que moram perto dos lugares infestados fiquem seguras. Mas, é importante lembrar que, mesmo com a denúncia, o mais importante é limpar toda semana os possíveis criadouros do mosquito dentro da sua própria casa. É o que explica o Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage.
 
TEC/SONORA: Eduardo Hage, Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“Em domicílio, somente a população pode virar o jogo. Não há como um órgão, qualquer que seja, governamental, assumir a responsabilidade dentro do domicílio. A responsabilidade do órgão governamental é apoiar, dar os instrumentos necessários para a população. Primeiro, ela entender como se dá a transmissão, qual a importância do criadouro, que medidas devem ser feitas para não ter criadouro dentro de casa, e em alguma situaçõe usar adequadamente larvicida ou inseticida.”
 
LOC: Para saber mais sobre como se prevenir do mosquito que transmite a Dengue, o Zika e a Chikungunya, acesse: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.