JAGUARARI (BA): Apenas 30% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram vacina contra HPV, no município

Meninas entre 11 e 13 anos devem procurar os postos de saúde, do Centro e, de Catani, para tomar segunda dose da vacina contra HPV, enquanto outras oito unidades de saúde do município estiverem em reforma 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Com apenas dois postos de saúde em funcionamento, o município de Jaguarari, continua com aproximadamente 30 por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade vacinadas contra o HPV. A informação é da secretaria Municipal de Saúde, que fechou as outras oito unidades do município para reforma. Em todo estado da Bahia, a vacinação contra o vírus HPV foi bem na primeira fase, em março do ano passado, mas, na segunda fase, a cobertura esta fraca e longe de alcançar os 80 por cento, de meninas vacinadas recomendada pelo ministério da Saúde. A coordenadora do Plano Nacional de Imunização, no estado, Fatima Guirra, informa que, a vacina está disponível em todos os postos de saúde da Bahia e, quem não tomou a primeira e a segunda dose deve atualizar a vacinação.
 
SONORA:  coordenadora do Plano Nacional de Imunização na Bahia , Fatima Guirra
 
“Então e importante que todas as crianças que ainda não tiveram oportunidade a primeira ou a segunda dose da vacina contra o HPV busque qualquer unidade básica de saúde no estado da Bahia, porque tem disponível essa vacina quadrivalente para a prevenção do câncer do colo de útero e também das lesões anus genitais.”   
 
REPÓRTER: A vacina é a principal forma de prevenir o câncer do colo do útero. A doença é a quarta causa de morte mais frequente entre mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica o que é o HPV e, qual a relação do vírus com o câncer do colo do útero.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
"O HPV é um tipo de vírus que tem vários subtipos associados a algumas manifestações diferentes. Associados a verrugas e a outros problemas que não são muito importantes. O problema importante, que é fortemente associado ao HPV, é um tipo de câncer, que é um câncer que acontece nas mulheres: é o câncer de colo de útero. Boa parte das pessoas é exposta ao HPV, em algum momento das suas vidas. O que acontece é que, uma parte das pessoas, fica com o vírus, tem a infecção pelo vírus, fica com o vírus e pode muitos anos depois, de já ter adquirido este vírus, vir a desenvolver o câncer de colo de útero."

REPÓRTER: Em Jaguarari, apenas o posto de saúde do Centro e o posto de Catani estão distribuindo a vacina contra o HPV. As adolescentes de 11 a 13 anos de idade não precisam da autorização dos responsáveis para tomar a segunda dose da vacina. Basta levar o cartão de vacina ou a carteira de identidade.
 
Reportagem, Henrique Carmo 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.