JACOBINA (BA): Prefeito afirma que mosquito transgênico ajudou queda de incidência de Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Jacobina foi um dos municípios que mais surpreendeu, ao longo dos anos, na luta contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, de 2013 para cá, o município fez o índice de infestação pelo mosquito cair de 5,6 para 1,6, saindo da situação de risco elevado para alerta. Para o prefeito Rui Macedo, diversas ações contribuíram para esse feito, mas uma se destacou: a chegada do chamado “mosquito transgênico”.

TEC/SONORA
: Rui Macedo, prefeito

“Jacobina também foi palco de um estudo para desenvolver o mosquito transgênico. Ela está importando a tecnologia da mosca que é usada na região de Juazeiro e Petrolina, e foi feita uma pesquisa com esse mosquito. Foi solto aqui na nossa região uma quantidade muito grande desse mosquito transgênico, e com certeza deve ter contribuído bastante com a diminuição de infestação aqui na nossa região.”

LOC: Para o prefeito, a população também participou ativamente para que os números reduzissem dessa maneira e precisa permanecer com o mesmo afinco agora em 2017.

TEC/SONORA: Rui Macedo, prefeito

“Está engajada com certeza. Precisa manter a vigilância, da mesma forma que esteve, mantendo o cuidado. Pelo menos a população está alerta com os cuidados que deve ter, pelo menos, para a manutenção desses dados de infestação.”


LOC: A queda na infestação do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya foi expressiva, mas ainda há muito a ser feito para atingir o quadro satisfatório de infestação. Quer saber como contribuir com a cidade, evitando focos de proliferação na sua residência? Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.