JACOBINA (BA): Município inicia ano com notificações de Zika e Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: As autoridades de Saúde de Jacobina investigam três casos suspeitos de Dengue e um caso de Zika na cidade. A informação é da Secretaria de Saúde Municipal e refere-se apenas a janeiro. Então, é importante que os moradores fiquem atentos, porque, em toda a Bahia, só no ano passado, foram mais de 170 mil casos suspeitos das três viroses. O porteiro Otávio Santos de 24 anos foi um dos infectados com Zika em 2016, em Jacobina. Ele mora no Paraíso e diz que sofreu muito com a doença.

TEC./SONORA: Otávio Santos, agente de portaria
“Ela derruba mesmo. Muitas dores, inchaço. Os nervos da musculatura doem. Eu não tive condições de fazer nenhum tipo de movimentação. Eu fiquei de cama durante dois dias.”

LOC.: No município, os moradores de Vila Feliz, Jacobina III e Jacobina IV devem ficar muito atentos, porque segundo a Secretaria de Municipal de Saúde, esses são os bairros mais afetados pela infestação do mosquito. Combater o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya é tarefa de toda a população. Por isso, o secretário Estadual de Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, ressalta que cada família tem o dever de evitar que o mosquito nasça.

TEC./SONORA: Fábio Villas-Boas, secretário Estadual de Saúde da Bahia
“Dentro dos domicílios, a tarefa fica sob a responsabilidade das famílias. Não se trata de transferir responsabilidade, mas de conscientizar a população de que essa é uma tarefa que vai muito além da capacidade dos Governos.”

LOC.: Atualmente, Jacobina conta com 93 agentes de endemias e 185 agentes de saúde. Eles visitam os imóveis da cidade para eliminar criadouros e ensinar à população a maneira correta de evitar que o mosquito se reproduza. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.