JACAREZINHO (PR): UCT precisa de mais doações de sangue em 2017

Ponto de coleta, que fica no centro da cidade, funciona apenas no período da manhã

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Não é exagero dizer que o jornalista Tony Lima, de 37 anos, renasceu graças à doação de sangue. Há pouco mais de um ano, em abril do ano passado, o morador do bairro Aeroporto, em Jacarezinho, sofreu um grave acidente. O veículo em que ele estava caiu de uma ribanceira por volta das quatro da manhã no município de Joaquim Távora. O resgate só chegou ao local do acidente três horas depois por conta da dificuldade de acesso. Com perfuração nos pulmões e hemorragias espalhadas pelo corpo, Tony precisou fazer várias transfusões de sangue e hemocomponentes, antes de ser encaminhado para o hospital de Santo Antônio da Platina, município próximo a Jacarezinho. Foram necessárias oito cirurgias para estancar os sangramentos, incluindo a retirada do rim direito e parte do fígado. Casado e doador de sangue desde 1999, Tony lamenta que grande parte da população de Jacarezinho não tenha consciência sobre a importância da doação de sangue.


TEC./SONORA: Tony Lima, jornalista.

“Eles disponibilizaram com os prefeitos das cidades, das cidades aqui que circundam Jacarezinho, vans, ônibus para buscar a pessoa pela cidade e trazer aqui para doar sangue. As pessoas que fazem tiro de guerra são convocadas para ir lá doar sangue, mas a população de Jacarezinho tem aqui na cidade, está dentro de casa, e ainda assim o índice de doador de sangue aqui de Jacarezinho é menor, tem mais doadores de sangue que vem de fora do que daqui da própria Jacarezinho. Será que vai ter que ter um parente passar pelo o que eu passei para que a família acorde, que a comunidade acorde para a importância da doação de sangue?”

LOC.: A Unidade de Coleta e Transfusão de Jacarezinho abastece 22 cidades da região. Em média, são coletadas cerca de 250 bolsas de sangue por mês. Com o aumento da demanda, a meta em 2017 é que esse número chegue a 450. O técnico de laboratório da UCT de Jacarezinho, Valdelício de Araújo, explica que a principal dificuldade da região está no deslocamento, principalmente dos municípios vizinhos.

TEC./SONORA:
Valdelício de Araújo, referência técnica da UCT de Jacarezinho.
“Em termos de demanda, nós precisamos indistintamente de todos os hemocomponentes. A recomendação sempre é transfundir o sangue tipo a tipo. Quando não tem o sangue tipo a tipo, a gente transfunde o sangue compatível. Na questão da emergência, o sangue que mais acaba sendo necessário, sempre acaba sendo o tipo O negativo, então acaba sendo o sangue com maior carência normalmente. Apesar de que nos últimos tempos nós temos sempre tido a dificuldade com o sangue tipo AB, que é também um dos sangues mais raros.”

LOC.: Vidas como a do Tony são salvas cada vez que você doa sangue. A UCT de Jacarezinho fica na Rua Coronel Cecílio Rocha, 425, no centro da cidade. O serviço de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das sete e meia às onze e meia da manhã. Para informações, ligue para 3527-1777. Repetindo: 3527-1777. A doação de sangue é um ato que deve ser praticado regularmente. Doar sangue é doar vida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.