ITUBERÁ (BA): Apenas 7% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram vacina contra HPV. Município intensificará vacinação em março

Meta do Ministério da Saúde é de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos, com segunda dose da vacina contra HPV, que já está disponível nos postos de saúde, de Ituberá

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A secretaria de Saúde do Município de Ituberá vai intensificar a campanha da segunda dose contra o vírus HPV, em março, deste ano. O município não alcançou a meta do ministério da Saúde, que é imunizar, no mínimo, 75 por cento das adolescentes entre 11 e 13 anos de idade, contra o vírus HPV. Segundo o ministério, menos de oito por cento das jovens de Ituberá foram vacinadas. No mês de março, agentes comunitários e enfermeiras vão visitar as regiões onde tiveram poucos registros de vacinação contra o vírus HPV e identificar as meninas que ainda não tomaram a vacina. A agente de Saúde, Isabel Gonçalves, relata que incentivou as outras mães que conhece para que, elas levem as filhas para tomarem a vacina.

SONORA: agente de Saúde, Isabel Gonçalves
 
“Eu já trabalho na saúde e, eu já sabia o quanto é importante a vacina que previne contra o câncer do colo do útero. Assim, na minha família, eu já tive casos e, eu tenho muito medo. Se, eu pudesse tomar, eu tomaria para evitar por esse motivo também. Já tenho trauma na minha família. Quando eu ouvi falar na vacina contra o HPV, eu já tinha uma filha dessa idade, eu corri logo por medo também e, a importância que é essa vacina”.
 
REPÓRTER: O epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca que, a vacinação contra o vírus HPV está completa após a aplicação das três doses.
 
SONORA: epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
"A Primeira dose, e seis meses depois da primeira dose, a menina tem que tomar a segunda dose. Meninas que ainda não tomaram a segunda dose, podem fazê-lo a qualquer momento. Mas quanto mais rápido fizer, a gente tem mais garantia de que a proteção contra a vacina é completa. Cinco anos depois da primeira dose, ela precisa tomar uma terceira dose”.
 
REPÓRTER: As adolescentes do município de Ituberá, que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV, podem procurar os postos de saúde de segunda à sexta-feira, entre oito da manhã a cinco da tarde. A vacina está disponível também na sala de vacina do hospital que funciona entre sete da manhã a cinco da tarde, de segunda a sexta-feira.
 
Com colaboração de Guilherme Pesqueira. Reportagem, Henrique Carmo

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.