ITAQUI (RS): Vacinação contra HPV ainda é baixa no município. Apenas 5% das meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas

Segunda dose da vacina contra HPV, que protege contra câncer do colo do útero, está disponível nos postos de saúde, de Itaqui

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As meninas entre 11 e 13 anos de Itaqui, não têm procurado os postos de saúde do município para tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. Apenas cinco por cento do público alvo foi imunizado. A vacina é a forma de prevenção mais segura e eficaz contra o papiloma vírus. Ela é aplicada para as jovens dessa faixa etária, pois nessa idade elas, provavelmente, ainda não tiveram contato com o HPV. A dona de casa, Rosa Irene Montovan, já levou a filha para tomar as duas primeiras doses. Ela ressalta que, as pessoas devem se conscientizar sobre a importância da vacina imunizem as jovens.  

SONORA: Dona de casa, Rosa Irene Montovan
 
“Quando eu fiquei sabendo que ela tinha que tomar a vacina eu não tive dúvidas nenhuma que ela tinha que tomar. E, eu queria sempre o melhor, a gente nunca quer o pior para o filho da gente, você sempre procura melhorar. Eu corro muito atrás da saúde. Então, a saúde para mim é em primeiro lugar o resto é depois”.

REPÓRTER: O vírus do HPV é a principal causa do câncer do colo do útero, que é um dos que mais mata mulheres no país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o estado do Rio Grande do Sul deve registrar 840 novos casos da doença, nesse ano. A estudante de Itaqui, Larissa Montovan, ressalta que, as colegas de escola que lembraram da vacina e elas foram se imunizar.

SONORA: Estudante, Larissa Montovan
 
“Foi uma que me lembrou, porque eu nem tinha lembrado de tomar a segunda dose. É muito importante para o futuro porque vai ter uma doença? Tem que prevenir”.

REPÓRTER: A jovem só vai ficar imune ao vírus se tomar as três doses da vacina contra o HPV.  A segunda deve ser aplicada seis meses depois da primeira e, a terceira cinco anos mais tarde. O secretário de vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca que, a vacina é segura.
 
SONORA:Jarbas Barbosa, secretário de vigilância e saúde do Ministério da Saúde
 
“As famílias não podem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil e, nem em qualquer lugar do mundo. É muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem à segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e, cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos, em 2015, começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo de útero reduzida de maneira drástica em nosso país”
 
REPÓRTER: As jovens entre 11 e 13 anos de Itaqui podem tomar a vacina contra o HPV nos três postos de saúde da cidade. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco horas da tarde.  

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.