ITACARÉ (BA): Postos de saúde do município seguem com vacinação contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)

LOC: 
A vacinação contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, em Itacaré, segue até o fim do ano. Até o momento, apenas 16,36% das meninas com idade entre 9 e 11 anos, receberam a primeira dose da vacina contra o vírus, segundo dados do Ministério da Saúde. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os índices mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério, que é de vacinar 80% dessas jovens. A segunda dose, que só pode ser aplicada seis meses depois da primeira, foi aplicada em apenas 4,34 por cento das crianças e adolescentes da cidade, segundo a vigilância epidemiológica do município. A coordenadora de vigilância epidemiológica, Marcela Cardoso, explica que o pequeno número de crianças protegidas contra o vírus, pode ser explicado pela à falta de acesso a informação de algumas famílias sobre os benefícios da vacina. Este ano, segundo Marcela, as escolas não participaram da campanha de vacinação, o que acabou afastando ainda mais as crianças dos postos de saúde.
 
TEC: Marcela Cardoso, Diretora de vigilância epidemiológica
 
“Olha, a gente encontrou dificuldades no inicio com relação a adesão até das próprias escolas com relação a campanha, o que dificulta sucessivamente a adesão dos pais. Muitas vezes eles recebem as informações através da escola.”
 
LOC: A infecção pelo HPV é um dos principais causadores do câncer de colo do útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, a doença mata cinco mil mulheres por ano, no País. A vacina contra o HPV que é oferecida de forma gratuita pela rede pública de saúde e assegura proteção para os quatro principais subtipos da doença, responsáveis 70% dos casos de câncer de colo do útero e de 90% dos casos de verrugas genitais, segundo o ministério.  Diante da baixa procura pela vacina e das dificuldades para chamar a população, Marcela Cardoso, pede para que pais e mães fiquem atentos, conversem nas escolas sobre o assunto e procurem um dos postos de saúde acompanhados de suas filhas para vacinação.

TEC: Marcela Cardoso, Diretora de vigilância epidemiológica 

 

A gente pede a todos que são responsáveis por adolescentes nessa faixa etária, que eles procurem informações nas escolas, fiquem atentos. Se a escola ainda não se manifestou a respeito de nenhuma ação de vacinação contra o HPV, procure um posto de saúde próximo para estar procurando informação, estar levando esse adolescente para tomar a vacina. Uma vacina muito importante reduz o número de casos de câncer do colo do útero. Então fica aí o nosso apelo.”

LOC: A vacinação em Itacaré segue nas Unidades Básicas de Saúde do SUS do centro, da Rua da Linha, do bairro da Passagem e da zona rural, em Taboquinha.  A vacina contra o HPV foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.
TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.