ITACARÉ (BA): Apenas 6% das meninas de 11 a 13 tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV

Em Itacaré, a procura pela segunda dose da vacina contra o HPV, principal causador do câncer no colo de útero em mulheres, está baixa. A meta do ministério da Saúde é vacinar 75 por cento das jovens na faixa etária de 11 a 13 anos de idade. Mas no município baiano, apenas seis por cento das meninas dessa faixa etária tomaram a segunda dose.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Itacaré, a procura pela segunda dose da vacina contra o HPV, principal causador do câncer no colo de útero em mulheres, está baixa. A meta do ministério da Saúde é vacinar 75 por cento das jovens na faixa etária de 11 a 13 anos de idade. Mas no município baiano, apenas seis por cento das meninas dessa faixa etária tomaram a segunda dose, que está disponível nas 14 Unidades Básicas de Saúde, gratuitamente, desde o fim do ano passado. O vírus HPV é prevenido pela vacina, que é o método mais simples de imunização. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que surjam, neste ano, mais de mil e cem novos casos de câncer de colo de útero na Bahia. Lembrando que esse tipo de câncer é a quarta causa de morte mais frequente entre as mulheres no país. A aplicação das três doses da vacina é importante para imunização completa contra o vírus do HPV. O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, incentiva que as meninas sempre reforcem a dose, para que a mortalidade por esse tipo de câncer seja reduzida no país.
 
SONORA: Secretario de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Hoje qualquer menina de nosso País pode estar protegida contra o câncer do colo do útero. Por isso é muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem à segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de maneira drástica em nosso País”.
 
REPÓRTER: A vacina está disponível nas 14 Unidades Básicas de Saúde de Itacaré em todas as doses. As meninas podem ir a qualquer unidade tomar as doses de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde, levando a caderneta de vacinação ou um documento de identidade, sem a necessidade de autorização dos pais ou responsáveis. A partir desse ano, crianças de nove e dez anos de idade também podem tomar a primeira dose.   

Reportagem, Lucas Bolzan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.