ITABORAÍ (RJ): Município registra situação de alerta contra Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Dados do Ministério da Saúde mostram que Itaboraí está em estado de alerta de infestação pelo mosquito que transmite Chikungunya, Dengue e Zika. De todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, apenas cinco estão no quadro de alerta, e Itaboraí é um deles. Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 360 agentes de Saúde trabalham no município, de casa em casa, procurando por focos de reprodução do mosquito. De acordo com o subsecretário estadual de vigilância em saúde, Alexandre Chieppe, a preocupação com a Chikungunya se estende não só a Itaboraí, mas a todo o estado.

TEC./SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário estadual de vigilância em saúde


“Nós estamos agora em período de alerta por conta de uma possibilidade de circulação mais intensa do vírus Chikungunya, agora em 2017. A principal estratégia ainda preconizada hoje é a eliminação de criadouros, o que requer uma atuação muito forte das Secretarias Municipais de Saúde, através dos seus agentes de endemias, nas visitas domiciliares.”

LOC.: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, explica quais são as diferenças entre a Chikungunya e os outros vírus transmitidos pelo mesmo mosquito.

TEC./SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz

“O vírus da Chikungunya é um vírus um pouquinho diferente dos outros dois, ele é de uma família diferente, não é um flavivirus. Mas é um vírus muito semelhante e também é transmito pelo Aedes. Então, de novo: ele acontece no mesmo período, nos mesmos locais onde vai acontecer a Zika e a Dengue. A principal característica da Chikungunya é a dor articular, a dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana que quer dizer ‘andar recurvado’. E esse andar recurvado é por causa da dor que a pessoa que tem a doença sente. Então é uma doença que também dá febre, que também pode dar manchas pelo corpo, e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas. Nas mãos, nos pés, nos joelhos. Essa é a principal característica dela”.

LOC.: É importante lembrar que a Chikungunya é uma doença com alta possibilidade de se tornar crônica, com capacidade de manifestar dores e inchaço em articulações por mais de seis meses, comprometendo o movimento de mãos, braços, pés e pernas. Mas os mesmos cuidados devem ser tomados para que não aconteçam epidemias de Zika e Dengue, evitando água parada e, consequentemente, a proliferação do mosquito transmissor. Para mais informações acesse: saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.