ITABIRITO (MG): Município está em estado de alerta para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

 Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, Itabirito está em estado de alerta para infestação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, Itabirito está em estado de alerta para infestação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. O município tem mais de quatrocentos casos confirmados de Dengue. Para tentar reduzir a infestação do mosquito, a prefeitura investe nas visitas que os agentes fazem constantemente às residências e também em palestras, mutirões de limpeza, entrega de telas para caixa d’água e entrega de materiais de divulgação. Um projeto recente da secretaria de saúde nas escolas chama a atenção. A diretora da vigilância em saúde do município, Kátia Pacheco, explica como funciona.
 
SONORA: Kátia Pacheco, diretora da vigilância em saúde.
 
“São duas agentes de endemias que fizeram um teatrinho a respeito da Dengue. Então, tem o mosquito e uma pessoa que é o acumulador. O mosquito chega no local e fala ‘olha que bacana, aqui eu consigo achar eu lugar para multiplicar meus ovos’, e aí ela começa a falar e interagir com as crianças. Aí passa a ideia de que se tiver um ambiente cheio de criadouro, os  ovos vão existir e as larvas vão virar mosquito. E já com a limpeza do local, em um segundo momento, o mosquito já chega triste porquê não tem aonde depositar os ovos porque tudo já está limpinho.”
 
LOC: Essas ações com as crianças são de extrema importância, pois elas levam para casa o que aprendem na escola, e acabam colaborando com a conscientização coletiva. Mas apesar de todas as ações que o município tem feito, ainda há dificuldades no combate ao mosquito. Segundo a Kátia, a falta de colaboração de alguns moradores é uma delas.
 
SONORA: Kátia Pacheco, diretora da vigilância em saúde.
 
E a população ajudar a gente no combate. Porque a maioria dos focos está dentro das residências e às vezes nós não conseguimos entrar. Geralmente na mesma residência em que o agente de endemias vai e não consegue entrar.”
 
LOC: Para controlar a infestação do mosquito, é preciso que toda a população faça parte do combate. Não deixe para eliminar os focos amanhã, pode ser tarde demais. Faça parte desse time contra o mosquito. Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.