ITABERABA (BA): Pneus são recolhidos para acabar com focos para Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Itaberaba está na luta para acabar com o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. E uma das maneiras encontradas pela prefeitura de eliminar criadouros no município é recolher pneus usados nas borracharias, já que, o pneu pode se tornar um criadouro do mosquito, quando é abandonado ou deixado em um canto do quintal. O material, que é recolhido por um caminhão da Secretaria Municipal de Saúde, é levado para reciclagem. Inclusive, se você tem algum pneu velho, que está inservível na sua casa, leve até a borracharia mais próxima e fique livre de mais um objeto que pode ser foco do mosquito. Se fizer isso, vai evitar que alguém fique doente, como aconteceu com Maria Cledes. A funcionária pública de 55 anos teve Chikungunya, e conta que sofreu com a doença.
 
TEC/SONORA: Maria Cledes, funcionária pública
 
“Amanhecia com as mãos inchadas. Ficavam o tempo todo dolorida e os pés do mesmo jeito. Mas doía o corpo todo. Você fica querendo levantar da cama, mas não consegue.”

 
LOC: Só este ano, em Itaberaba, foram registradas mais de mil e 500 notificações de Zika, 200 de Dengue e cerca de quatro mil de Chikungunya. E para diminuir esse índice, recolhimento dos pneus é uma tarefa rotineira no município. O Gerente de Mobilização Social, Paulo Barbosa, explica como a ação é feita.
 
TEC/SONORA: Paulo Barbosa, Gerente de Mobilização Social

“Pneu é o depósito preferencial e todo mundo sabe. Então, nós temos um recolhimento em borracharias. Toda semana sai um carro nosso e pega esses pneus inservíveis e colocamos em um depósito e levamos para reciclagem. Isso é feito semanalmente.”

 
LOC: Nas ruas da cidade, cerca de 45 agentes de combate estão vistoriando os mais de 32 mil imóveis do município. Se por acaso você encontrar algum criadouro do mosquito, ligue no Disque Dengue. O número é: 99212-0954. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.