ITABERABA (BA): Município está em alerta de infestação do mosquito transmissor por quatro anos seguidos

Outros 105 municípios baianos estão em alerta e 63 cidades estão com alto risco de infestação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Itaberaba está em estado de alerta para a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Segundo relatório do Ministério da Saúde, o município esta nessa situação há quatro anos. Palestras em escolas, distribuição de peixes predadores de larvas do mosquito e recolhimento de pneus em borracharias são ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, na cidade, mas que ainda não conseguiram deixar o município livre do mosquito transmissor. O Gerente de Mobilização Social, Paulo Barbosa, diz que esse problema só vai ser resolvido se a população colaborar.

TEC/SONORA:
Paulo Barbosa, Gerente de Mobilização Social

“O que falta, de fato, é uma mudança de hábito, porque a população já sabe onde os mosquitos estão nascendo. Aqui nós temos um trabalho muito intensivo na questão da mobilização, mas os mosquitos continuam nascendo nos mesmos locais: nas caixas d´`agua, nos tanques, nas dornas e nas talhas. E as pessoas precisam acordar para isso.”

LOC: Itaberaba não é a única cidade da Bahia que está em situação crítica em relação à infestação do mosquito. Outros 105 municípios baianos também se encontram em alerta, segundo a Secretaria Estadual de Saúde e 63 cidades estão com alto risco de infestação, que é outra classificação adotada pelo Ministério da Saúde para medir o nível de perigo oferecido pelo mosquito. Por isso é preciso que a população se previna ainda mais para evitar que o inseto nasça, como pede Paulo Barbosa.

TEC/SONORA: Paulo Barbosa, Gerente de Mobilização Social

“Se nós não cuidamos da nossa casa, quem vai cuidar? Eu costumo dizer assim: quando se acha uma cobra ou um escorpião dentro de casa, nós saímos e só voltamos para casa depois que eles morrem, e estamos cirando mosquito da Dengue de uma forma natural. Assim estamos facilitando para o mosquito, deixando brecha para que ele se reproduza dentro da nossa casa.”

LOC: O Ministério da Saúde determinou que sexta-feira é o dia que toda família deve combater o mosquito. Mas é claro, se você não puder na sexta, escolha qualquer outro dia. Mas é fundamental que sejam 15 minutos por semana para você verificar se a água acumulada em casa, limpar a caixa d’água e cuidar da piscina e das calhas do telhado. E se você quiser, pode denunciar a existência de algum criadouro do mosquito em Itaberaba. É só ligar no Disque Dengue. O número é 99212-0954. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.