ITABAIANINHA (SE): Recolhimento de pneus é usado para combater mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  A água parada e limpa é o ambiente perfeito para a reprodução do mosquito que transmite a Dengue, a Chikungunya e o Zika. Caixas d’água, vazinhos de planta e uma simples tampinha de refrigerante no quintal de casa acumulando água de chuva são objetos em que o mosquito coloca os ovos. Atenção também às calhas do telhado, porque as folhas das árvores podem impedir o escoamento da água da chuva. E enquanto você toma esses cuidados na sua casa, 25 agentes de saúde e endemias de Itabaianinha percorrem a cidade procurando pneus velhos e outras coisas que acumulam água e, portanto, servem de criadouro. O coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Sergio Correia, explica como é o trabalho desses agentes. 

  

TEC/SONORA: Sergio Correia, coordenador de Endemias de Itabaianinha 

 “Nós temos um eco-ponto. Um local, um galpão, que a gente recolhe de borracharia, de terrenos baldios, esses pneus que ficam na rua. A gente recolhe para esse galpão e o veículo que vem da capital, que ele usa para reciclagem, ou para alguma fábrica de alguma coisa, ele vem, recolhe. A gente liga, ele vem, e quando a carga está completa eles levam e a gente recolhe de novo. Agora, a quantidade de pneus aqui é enorme. A quantidade de pneus, porque aqui é um local que tem muito caminhão, muita cerâmica, então o volume de pneus de caminhão aqui é muito grande”.

 

LOC: Um único pneu acumulando água pode ser criadouro para larvas de milhares de mosquitos. De acordo com a Secretaria de Saúde de Sergipe, só neste ano, já foram registrados 500 casos de Dengue e 420 de Chikungunya em Itbaianinha. Por isso, é muito importante prestar atenção em cada detalhe. E é exatamente isso que os agentes de combate ao mosquito fazem todos os dias na cidade, como explica Sérgio Correia. 

 

TEC/SONORA: Sergio Correia, coordenador de Endemias de Itabaianinha

“Os agentes, quando eles estão nas suas áreas, nos seus quarteirões, eles vão anotando aonde eles vêem um pneu. Pesquisa aquele pneu, vê se está com foco, vê se está com água. Ele já vê, bota em um canto, e aí quando chega no final de semana, quando a gente tem transporte à nossa disposição aqui, a gente vai recolhendo e levando para o nosso galpão”.   

 

LOC: Pois é, pessoal. Os agentes de Itabaianinha estão trabalhando vez mais para garantir que ninguém fique doente. Mas é importante lembrar que você é o agente principal nessa guerra e não pode deixar o mosquito nascer dentro de casa. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é separar quinze minutinhos, toda sexta-feira, para eliminar os focos que podem existir na sua casa. Nunca se esqueça que a Dengue, a Chikungunya e o Zika deixa a pessoa vários dias de cama, sem que ela consiga se levantar para nada, muito menos trabalhar. Para saber mais sobre como você pode ajudar na luta contra o mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.