IPU (CE): Casos de Chikungunya preocupam autoridades na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Chikungunya fez quase 200 vítimas na cidade de Ipu em 2016. A febre é uma grande preocupação do Ministério da Saúde para este verão. Isso porque poucas pessoas tiveram a doença no ano passado em todo o Brasil, e a maioria da população não está imune ao vírus. José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, explica o que é a Chikungunya e quais são os sintomas dela.

TEC./SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz.
“O vírus da Chikungunya é um vírus um pouquinho diferente dos outros dois, ele é de uma família diferente, não é um flavivírus. Mas é um vírus muito semelhante e também é transmitido pelo mosquito. Então, de novo: ele acontece no mesmo período, nos mesmos locais onde vai acontecer a Zika e a Dengue. A principal característica da Chikungunya é a dor articular, a dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana que quer dizer ‘andar recurvado’. E esse andar recurvado é por causa da dor que a pessoa que tem a doença sente. Então é uma doença que também dá febre, que também pode dar manchas pelo corpo, e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas. Nas mãos, nos pés, nos joelhos. Essa é a principal característica dela.”

LOC.: Uma das vítimas da Chikungunya em Ipu foi a dona de casa Carla Martins, de 37 anos, moradora do bairro Nova Aldeota. Segundo a dona de casa, ela só melhorou depois de procurar um reumatologista .

TEC./SONORA: Carla Martins, 37 anos, dona de casa
“Horrível essa doença, muito ruim! São fortes dores nas articulações, que havia dias que eu não conseguia pisar no chão, até pra pegar algum objeto você tem dificuldade. E eu sofri mais ainda porque eu tenho bebê, e eu tinha que criar forças pra levantar meu bebê. Febre foi só nas duas primeiras semanas, ai depois só dores nas articulações muito fortes, principalmente nos pés e nas mãos. Nas costas também dói muito. É uma doença horrível, horrível. Não desejo isso pra ninguém, é muito ruim a experiência.”

LOC.: Além de Ipu, em outros municípios, como Hidrolândia e Reriutaba, muitas pessoas tiveram Chikungunya, chegando a quase quinhentos casos confirmados. Além da Chikungunya, o mosquito também transmite doenças como a Dengue e o Zika.
Por isso, colabore para não pegar nenhuma dessas doenças. Sua participação é fundamental nesse combate, não deixando acumular água em casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.