REPÓRTER: A Segunda Dose da vacina contra o HPV está disponível nos postos de saúde de todo o País. Essa é a forma mais segura de se prevenir do vírus, que é o principal causador do câncer do colo do útero. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o estado do Paraná deve registrar 1000 novos casos deste tipo de câncer neste ano. A cidade de Iporã tenta conscientizar as jovens da importância da vacina para a saúde delas. O município conseguiu apenas que 21 por cento das meninas entre 11 e 13 anos recebessem a vacinação. De acordo com a secretaria municipal de saúde o motivo seria o medo de algumas pessoas de que após a vacina as jovens sofressem efeitos colaterais. Para enfermeira Maíra Ferreira a vacina é eficaz e segura e pode diminuir o número de casos de câncer no colo do útero no futuro.
SONORA: Enfermeira, Maíra Ferreira
“A vacina, o que falam de efeito colateral se for comparar com benefício é praticamente insignificante. Porque sabe que o risco que a mídia falou foi uma coisa muito pequena, nem tem certeza, na verdade, se foi comprovada pela vacina. Mas, os benefícios a gente sabe que são inúmeros, tanto do HPV, que futuramente da o câncer do colo do útero e que está altíssimo hoje em dia”.
REPÓRTER: De acordo com o ministério a vacina pode causar pequenos efeitos adversos, como dor no local da aplicação e em casos raros febre e dor de cabeça. O secretário de vigilância em Saúde do ministério da saúde, Jarbas Barbosa, destaca que a vacina é segura. O secretário ainda afirma que a jovem que tomou a primeira dose deve tomar a segunda para ficar imune ao vírus.
SONORA:Jarbas Barbosa, secretário de vigilância e saúde do Ministério da Saúde
“As famílias não podem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil e nem em qualquer lugar do mundo. É muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem à segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos, em 2015, começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo de útero reduzida de maneira drástica em nosso país”
REPÓRTER: As meninas entre 11 e 13 anos de Iporã que quiserem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV podem procurar a Unidade de Saúde Centro Um, que fica ao lado da prefeitura da cidade. O local funciona de segunda a sexta das oito da manhã às cinco horas da tarde.
Reportagem, Rodrigo Nunes