Data de publicação: 27 de Fevereiro de 2017, 02:00h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC.: Mesmo não havendo nenhum caso confirmado de febre amarela em Ipatinga, a Secretaria Municipal de Saúde está preocupada em vacinar todas as pessoas da cidade. Isso porque alguns macacos apareceram mortos no município, o que pode significar que a doença está se espalhando.Por isso, o município disponibilizou cerca de 170 mil e quinhentas doses da vacina. Dessas, 112 mil já foram aplicadas. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga, Vânia Tavares, pede a colaboração de todos os moradores que ainda não foram se vacinar.
TEC./SONORA: Vânia Tavares, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde
“Nós da Secretaria de Saúde de Ipatinga, a gente clama à população que não foi vacinada ainda contra a febre amarela, que procure uma unidade mais próxima da sua residência para realizar a vacinação. As unidades, lembrando, estão abertas de oito às quinze e trinta, de segunda à sexta. Nós temos 21 unidades abertas. Vocês podem procurar essas unidades, procurar a sala de vacina dessas unidades e realizando a vacinação.”
LOC.: Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre e a urbana. O vírus é o mesmo nos dois casos e a única diferença está no mosquito que transmite a doença. O mosquito que passa a Dengue, o Zika e a Chikungunya, também pode transmitir a febre amarela. Então, a vacinação é muito importante para que a doença não se espalhe para as cidades, como lembra Vânia Tavares.
TEC./SONORA: Vânia Tavares, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde
“O município de Ipatinga não tem nenhum caso positivo. Mas nós precisarmos lembrar que hoje nós temos um ambiente muito rural, porque temos uma cidade que é rodeada de mata. E temos o mosquito Aedes aegypti no município. Apesar de que hoje, a febre amarela que nós encontramos é silvestre. Mas o mosquito Aedes aegypti também é transmissor da febre amarela. Então nós precisamos que a população contribua se imunizando para a gente evitar problemas futuros.”
LOC.: Luciano Pires é atendente na Drogaria Freitas, que fica no Canaã. Ele, que tem 43 anos de idade, lembra que há muita mata em Minas Gerais, o que facilita que a doença se espalhe. Por isso mesmo, Luciano entende o quanto é importante se vacinar.
TEC./SONORA: Luciano Pires, atendente de farmácia, 43 anos.
“É importante como prevenção tanto da doença quanto da epidemia também. Esse é um problema que já estava praticamente extinto e agora voltou novamente. Aqui nessa região de minas toda ela tem área verde e não tem jeito.”
LOC.: Toda a semana, a Secretaria de Saúde de Ipatinga busca mais doses da vacina em Coronel Fabriciano. Por isso, se você ainda não se vacinou, não precisa se preocupar: há doses disponíveis para todo mundo. E lembre-se: você pode ir a qualquer postinho de saúde, das oito da manhã às três e meia da tarde, para receber a vacina. Para mais informações sobre a febre amarela acesse o site: www.saude.gov.br.