IPATINGA (MG): Município realiza ação para incentivar que meninas entre 11 a 13 anos sejam vacinadas HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Durante a campanha de vacinação de segunda dose da vacina contra o vírus HPV, os agentes de saúde aqui de Ipatinga mandaram cartas de incentivo para as meninas entre 11 e 13 anos informando sobre a importância da vacina contra o vírus que causa o câncer do colo do útero. Apenas 61 por cento das adolescentes aceitaram ser vacinadas. A gerente da seção de imunização do município, Natalia Littig, enfatiza a importância da vacina.
 
SONORA: Natalia Littig, gerente da seção de imunização.
 
“É uma vacina segura, como todas as vacinas que o Ministério de Saúde oferece nas salas de vacina. Passaram por vários testes em laboratório. É uma proteção para o futuro da menina. Vai fazer com que essa menina tenha uma proteção contra o câncer, um câncer que mata tantas mulheres no Brasil hoje. A gente quer mudar esse futuro, quer intervir nisso para que essas meninas não venham morrer por esse câncer.”.
 
REPÓRTER: Dados do Instituto Nacional do Câncer, indicam que durante todo ano de 2015, a cada 100 mil mulheres, oito vão descobrir que têm câncer no colo do útero somente em Minas Gerais. O ginecologista, Olimpio Ferreira, ressalta a importância de todas as doses.
 
SONORA: Olímpio Ferreira
 
“A paciente que toma a vacina regularmente, veja bem, não é só a primeira dose, tem que tomar todas as doses, porque se tomar apenas uma dose, não vai fazer o efeito esperado. Mas se tomar todas as três doses recomendadas você já reduz 70 por cento dos casos. Eu costumo dizer o seguinte: que a paciente que é informada, sobre a evolução do câncer colo, só vai ter câncer aquela que quiser.”   
 
REPÓRTER: As meninas entre 11 e 13 anos que ainda não tomaram a vacina devem ir ao posto de saúde mais próximo para serem vacinadas. A vacina também está disponível no ambulatório do Shopping do Vale do Aço, na Avenida Pedro Linhares Gomes. Basta comparecer com o cartão de vacina ou documento de identidade. A vacina contra o HPV é gratuita.
 
Reportagem,Sara Graziella

Receba nossos conteúdos em primeira mão.