Data de publicação: 16 de Março de 2017, 21:14h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC.: Por conta do surto de febre amarela na região Leste do estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Ipanema já vacinou quase 15 mil moradores do município, da zona urbana e rural, desde o início da campanha, em janeiro. Até agora, já são 12 casos confirmados da doença na cidade e outros oito estão em investigação. De acordo com a secretária de Saúde, Cristiane Lopes, hoje o município está protegido da doença.
TEC./SONORA: Cristiane Lopes, secretária de saúde de Ipanema.
“Bom, graças a Deus, a nossa cidade está controlada, super tranquila com a questão da vacinação. Vacinamos, aproximadamente, 15 mil pessoas. Vacinamos o pessoal da zona rural, todo mundo dentro da cidade, que entra nos critérios da vacinação, e o pessoal da zona de risco. Todos foram vacinados ainda na primeira semana.
LOC.: Ipanema possui pouco mais de 19 mil habitantes, segundo o último Censo Populacional, realizado em 2010. Por isso, Cristiane afirma que o trabalho de vacinação ainda não terminou e que está sendo realizado com ajuda dos agentes comunitários de saúde, que passam de casa em casa verificando se todos os moradores já se vacinaram e, caso ainda precisem, sejam levados aos postos de vacinação.
TEC./SONORA: Cristiane Lopes, secretária de saúde de Ipanema.
“E agora estamos fazendo uma ‘busca ativa’ com os agentes comunitários de saúde, de casa em casa, para ver a situação, se tem algum paciente acamado, ou, se por algum motivo, não quer tomar a vacina. Agora, depois que a gente fez um trabalho intensivo das ações para vacinar o máximo de pessoas possíveis em um curto período de tempo, para garantir a imunização de quem não é imunizado, agora a gente está fazendo essa ‘busca ativa’ de casa em casa, para que 100% da população seja vacinada.”
LOC.: É importante ressaltar que, de acordo com o Ministério da Saúde, duas doses são necessárias para garantir uma proteção contra a febre amarela por toda a vida. Confira o seu cartão de vacinação para garantir que você tem a proteção necessária contra a doença. Se você ainda precisa tomar a segunda dose ou irá viajar para áreas onde há confirmação de transmissão da doença, pegue seu cartão de vacinação e dirija-se ao posto de saúde mais próximo para receber a vacina. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev