IPANEMA (MG): Depois de campanha de vacinação, município não registra casos de Febre Amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Ipanema já teve 13 casos confirmados de febre amarela neste ano, e oito seguem sendo investigados. De acordo com a secretária de Saúde da cidade, Cristiane Lopes, as ações de vacinação foram intensificadas logo no início do ano, o que foi impediu que mais casos fossem confirmados na cidade.

TEC./SONORA: Cristiane Lopes, secretária de saúde de Ipanema.

“Aqui nós intensificamos as ações já na primeira semana, começamos o trabalho no dia 9 de janeiro. Nessa primeira semana intensificamos as ações, trabalhamos sábados e domingos, para tentar imunizar mais rápido a população, já que nós estávamos numa área de risco. (...) Nós descentralizamos a vacina do centro de saúde, então nós temos aqui seis equipes de estratégia de saúde da família, mais um centro de saúde. Então nós ficamos com sete pontos de apoio vacinando toda a cidade e deslocamos duas equipes de saúde para a zona rural”

LOC.: A secretária de Saúde, Cristina Lopes, explica que os primeiros casos notificados geraram apreensão não só na Secretaria de Saúde, mas também na própria população. Por conta dessa situação, ela afirma que os moradores de Ipanema responderam ao chamado de vacinação, o que propiciou a aplicação de quase 15 mil doses da vacina contra a Febre Amarela, ainda na primeira semana de trabalho.

TEC./SONORA: Cristiane Lopes, secretária de saúde de Ipanema.

“Então, aqui a gente também não teve muita dificuldade com a vacinação porque a população se preocupou muito. E a gente ficou um pouco apreensivo, um pouco com medo, devido a ter tido alguns casos no município. Então, quando a gente começou a campanha, a população nos deu todo o apoio e nos procurou muito. E aqui a gente já faz um trabalho com relação à vacinação, um trabalho muito bacana.”

LOC.: É importante ressaltar que, de acordo com o Ministério da Saúde, duas doses são necessárias para garantir uma proteção contra a Febre Amarela por toda a vida. Confira o seu cartão de vacinação para garantir que você tem a proteção necessária contra a doença. Se você ainda precisa tomar a segunda dose ou irá viajar para áreas onde há confirmação de transmissão da doença, pegue seu cartão de vacinação e dirija-se ao posto de saúde mais próximo para receber a vacina. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.