INTERNACIONAL: Ministro Ricardo Barros participa da Assembleia Mundial da Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Durante esta semana, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, está em Genebra, na Suíça, participando da 70ª Assembleia Mundial da Saúde, promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O encontro reúne os 194 países membros da OMS com o objetivo de debater temas emergentes da saúde mundial e será realizado até o dia 31 de maio.  Durante a semana, diversos temas serão debatidos, como sistemas de saúde, obesidade, emergências em saúde, doenças transmissíveis, entre outros. Um dos assuntos de grande participação brasileira trata das áreas de nutrição e doenças não transmissíveis, como explica o ministro Ricardo Barros. 

 

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Com o propósito de fortalecer a década de ação das Nações Unidas para a nutrição, o Brasil foi o primeiro país a formalizar, junto à OMS, compromissos SAMRT que assumimos nessa matéria e que são: deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019; reduzir o consumo regular de refrigerantes e suco artificial em pelo menos 30% na população adulta; e ampliar o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente em, no mínimo, 17%”.

 

REPÓRTER: Paralelamente às reuniões da Assembleia, o ministro Ricardo Barros cumpre agendas com países como Portugal, Irã, Haiti, Congo, Estados Unidos e Canadá. E também irá debater os principais desafios para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à saúde com os países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

 

Reportagem, Janary Damacena.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.