INTERNACIONAL: Hospital do Haiti construído pelo Brasil recebe nome de Zilda Arns

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Nesta sexta-feira (23), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou da cerimônia de batismo do Hospital Comunitário de Referência Dra. Zilda Arns, em Porto Príncipe, capital do Haiti. O Hospital é uma das três unidades de saúde construídas pelo Brasil, como parte do projeto internacional de reconstrução do Haiti. A unidade de saúde foi entregue em 2014 e conta com aproximadamente 40 leitos e atende mais de 200 pessoas por dia em especialidades como Ortopedia, Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria, além de Clínica Geral. O ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros está em missão no Haiti e assinou um acordo de cooperação que pretende fortalecer a sustentabilidade do sistema de saúde no país caribenho.

 

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 

“Hoje assinaremos em seguida, para o fundo de recuperação do Haiti, uma cooperação para mais três anos de funcionamento dessas estruturas de saúde. O Brasil foi o primeiro país a contribuir para este fundo com doação de 55 milhões de dólares em 2010. O projeto que hora assinamos é financiado com parcelas de 20 milhões dessa doação”.

 

REPÓRTER: O nome do hospital é uma homenagem à médica brasileira Zilda Arns que morreu vítima do terremoto ocorrido na capital haitiana em 2010. A brasileira fundou a Pastoral da Criança, e é reconhecida mundialmente pelo trabalho humanitário voltado à redução da mortalidade infantil. Zilda Arns foi três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

 

Reportagem, Janary Damacena.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.