INFLAÇÃO: Preços dos alimentos estão assustando donas de casa

Especialista dá dicas de como economizar na hora de fazer as compras do mês

 

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As donas de casa estão preocupadas com a alta da inflação e estão tendo dificuldades para fazer as compras do mês. A dona de casa brasiliense, Edith Aragão, conta que, os preços dos produtos no supermercado estão subindo de forma rápida causando, inclusive, susto nos consumidores.  
 
SONORA: Edith Aragão,  dona de casa
 
“Puxa, mas como está difícil. Gente, mas a inflação está muito alta. Você vai ao mercado e fica admirada. As minhas compras, não é que eu estou me gabando não, mas está tão alta que o meu carrinho de compras fica na base de 400 e tanto. E eu fico ‘Meu Deus.”
 
REPÓRTER: Alzira Costa, moradora de Brasília, também é dona de casa. Ela confessa que já está deixando de comprar determinados produtos no supermercado por falta de dinheiro.
 
SONORA: Alzira Costa, dona de casa
 
“A gente tem que deixar algumas coisas porque nem que queira não pode. Por que ás vezes o dinheiro não dá pra contar. E tem as coisas mais necessárias que são as dívidas, os impostos, luz, água, telefone e IPTU. Porque o governo, já viu não é? Aumentar tudo, ele aumenta mas pra diminuir pra gente não tem.”
 
REPÓRTER: De acordo com o IBGE, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, chegou a zero vírgula 79 por cento, em junho. O número é o maior registrado nos últimos 19 anos, no mês. Nos primeiros seis meses do ano, a inflação ficou em seis vírgula 17 por cento e, nos últimos 12 meses, em oito vírgula 89 por cento. No supermercado, os produtos que mais sofreram altas foram a cebola, com cerca de 23 por cento de aumento, e a batata inglesa com alta de quase oito por cento. Então, o jeito é ter criatividade na hora das compras e substituir os alimentos mais caros por outros mais em conta, como explica o especialista em Economia Doméstica, Roberto Piscitelli.
 
SONORA: Roberto Piscitelli, especialista em Economia Doméstica
 
“Eu acho que em relação a proteínas, por exemplo, você pode não estar comprando carne bovina. Eu mesmo que faço as compras da minha casa verifico que esses preços estão bastante elevados nos últimos tempos. Então eu tenho reduzido o consumo de carne bovina e tenho procurado outros tipos de carne, tenho dado preferência, por exemplo, à carne de frango.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Banco Central, o país deve ter inflação em 2015 de nove por cento e desaceleração da economia de um por cento e meio.
 
Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.