INCLUSÃO: Judiciário abre as portas para alunos com necessidades especiais

O Poder Judiciário recebeu a visita de 30 alunos do Instituto Felipe Smaldone, durante a programação da Semana Nacional dos Museus, que tem como tema “Paisagens culturais vistas pelas janelas de Belém”. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A estudante Jullyene Tassia, de 14 anos, visitou pela primeira vez o Tribunal de Justiça do Pará, conheceu a história do Judiciário e disse que gostou da toga usada pelos juízes e da apresentação com a deusa da Justiça. Jullyene é aluna do Instituto Felipe Smaldone, cuja diretora, a irmã Círia Gomes, falou sobre a importância da visita para o aprendizado das crianças, todas elas, com problemas de audição.
 
SONORA: Círia Gomes, diretora do Instituto Felipe Smaldone
“Ter acesso a esse espaço e ao conhecimento da história, de como funciona, para eles, vêm ao encontro de uma necessidade básica de todo o cidadão. Então, esse conhecimento, ele vem agregar conhecimentos que até então eles não tiveram acesso. Sempre alguém que faz por eles, sempre que alguém que vai atrás, mas eles mesmos colocarem os pés e visualizarem é muito importante. Foi preparada a estrutura para receber essas crianças, a questão de mostrar a parte visual, de dar ênfase na parte visual, vindo ao encontro dessa necessidade”.
 
REPÓRTER: O poder Judiciário recebeu a visita de 30 alunos do Instituto Felipe Smaldone durante a programação da Semana Nacional dos Museus, que tem como tema “Paisagens culturais vistas pelas janelas de Belém”. Os estudantes, entre 10 e 18 anos, conheceram o Memorial do Tribunal de Justiça do Pará e assistiram à palestra “Agnano de Moura Monteiro Lopes: um negro no Judiciário paraense”. Para o presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Constantino Guerreiro, a visita proporciona a oportunidade de interação entre o Judiciário e jovens que enfrentam problemas para se comunicar.
 
SONORA: Constantino Guerreiro , presidente do Tribunal de Justiça do Pará
“Nessa gestão a gente tem procurado abrir a porta do Judiciário para várias visitas. Então, eu vejo de muita importância, porque eles vêm conhecer o Judiciário, a história do Judiciário, o que representa o Judiciário. E eles podem um conversar com o outro ou conversar com aquelas pessoas que entendem a linguagem deles. Seria até talvez apropriado, nas escolas, todos aprenderem a linguagem dos sinais para saber se comunicar”.
 
REPÓRTER: A diretora do departamento de Documentação e Informação do Judiciário, Pollyanna Pires, destaca que a programação da Semana Nacional dos Museus está voltada para a inclusão social.
 
SONORA: Pollyanna Pires, diretora do departamento de Documentação e Informação do Judiciário 
 “Acessibilidade em geral. O interesse é envolver outros tipos de público, com atividade oferecida pelo tribunal, de conhecimento da instituição, valorização do patrimônio, toda essa missão que a gente vem desenvolvendo no âmbito do museu”.
 
REPÓRTER: Na Semana Nacional dos Museus, o Judiciário receberá a visita de moradores da Casa do Idoso, com a apresentação da palestra “Severa Romana: História e memória da heroína da honra”. A programação ocorrerá nesta sexta-feira, dia 20, às nove da manhã, no edifício-sede do Tribunal de Justiça do Pará.

 

Reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.