IMPERATRIZ (MA) : Munícipio registra alto índice de abandono no tratamento da Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Imperatriz é o terceiro município do Maranhão com mais registros de Tuberculose. Em 2016, foram mais de 70 casos e três mortes. Este ano já são 20 notificações. O vigilante Auricelson Torres, 38 anos, está desempregado. Para sustentar a família faz uns bicos como pintor. Do contato diário com a poeira, surgiu uma tosse que foi piorando a cada dia. Após escarrar sangue, decidiu procurar atendimento médico. O diagnóstico deu positivo para Tuberculose. O vigilante teve que abandonar os bicos e se afastar da família.

TEC/SONORA: Auricelson Torres Silva, vigilante.
“O que mudou para mim foi minha rotina de vida geral, mudou tudo. Eu estou com minha mãe na casa dela, porque fiquei sem poder trabalhar e a minha esposa e meus filhos ficaram com minha sogra na casa dela. Tenho que encarar da melhor forma. Eu não posso deixar isso me abater porque posso ficar até com depressão. ”

LOC: No ano passado, 50% dos pacientes do município abandonaram o tratamento da Tuberculose. O número é bem acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que considera como aceitável apenas 5%. Hoje, 23 pacientes estão em tratamento. Para reduzir os índices da doença, a Secretaria de Saúde de Imperatriz vai descentralizar o atendimento. Com a nova medida, a população vai ter acompanhamento no posto de saúde mais próximo de casa.

TEC/SONORA: Alair Firminiano, secretário Municipal de Saúde.
“Não queremos ficar aí com esses índices na frente. Vamos fazer tudo para reduzir esses casos agora no ano de 2017. Agora, a gente está descentralizando e colocando os agentes comunitários de saúde para fazer uma conscientização maior a respeito da importância do tratamento e da cura dessa doença. ”

LOC: Com a nova medida, a população vai ter acompanhamento no posto de saúde mais próximo de casa. A Tuberculose é uma doença contagiosa transmitida pelo ar. O principal sintoma da doença é a tosse há mais de três semanas. A Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito. Para mais informações sobre a doença, acesse saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.