ILHÉUS (BA): Município é o quarto do estado com mais casos novos de Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: Ilhéus registrou, no ano passado, 112 casos novos de Tuberculose, segundo dados do Ministério da Saúde. O município é o quarto no ranking estadual com mais notificações, atrás de Salvador, Feira de Santana e Itabuna. O Ministério da Saúde estima que 50% das pessoas com Tuberculose, que residem nos municípios de Ilhéus e Itabuna, não conhecem sua condição sorológica para o HIV. A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Jane dos Santos, explica que um dos motivos é a dificuldade em fazer o acompanhamento desses pacientes.

 

TEC/SONORA: Jane dos Santos, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose.

 “Existe uma parceria grande entre as enfermeiras e o programa de referência, mas ainda existe um dilema em Ilhéus, que é a questão médica, onde o médico não costuma mandar muitos pacientes para a gente fazer o acompanhamento. Então, acaba emperrando um pouquinho nesses casos, mas a gente faz esse trabalho, sim, com essas equipes.”

 

LOC: Vanessa Barbosa, de 31 anos, é moradora de Itacaré, e foi diagnosticada com Tuberculose no ano passado. Ela tem problemas neurológicos e, por conta da fragilidade clínica, teve que procurar atendimento especializado em Ilhéus, a cerca de 70 quilômetros de casa. Logo que iniciou o tratamento, houve rejeição dos medicamentos e alguns sintomas extremos passaram a preocupar a família, como relata a irmã dela, a terapeuta Leonor Moreira.

 

TEC/SONORA: Leonor Moreira, terapeuta.

 “Quando ela começou a tomar a medicação da Tuberculose, ela teve reações adversas. Ela tinha muito vômito e começou a perder alguns movimentos. A gente tinha que levantar para tossir, para ela não se sufocar porque ela não conseguia fazer sozinha, ela não conseguia falar. Chegou um momento que ela teve um pré-coma, e a gente teve que levar, a gente levou para Ilhéus. A partir daí que foi mudada, ela estava registrada aqui em Itacaré, mas ela teve que passar para Ilhéus porque teve um tratamento bem mais especializado.”

 

 

LOC: Mesmo com as complicações clínicas, Vanessa concluiu o tratamento este mês e se curou. Assim como ela, qualquer pessoa também pode vencer a Tuberculose. A doença tem cura. O tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública. O apoio de familiares e amigos é fundamental para o sucesso do tratamento. Para mais informações, acesse saude.gov.br  Ministério da Saúde. Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.