ILHÉUS (BA): Moradores podem fazer denúncias de focos de Aedes aegypti pelo telefone

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção, morador de Ilhéus! Agora você também pode colaborar na luta contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Se você conhece algum lugar que é um possível criadouro do mosquito, e que não pode ser limpo pela população, basta ligar para o disque-denúncia da cidade. A iniciativa é da Secretaria de Saúde do município, que tenta verificar os lugares denunciados em até 24 horas depois que a ligação foi realizada pelo morador. A Coordenadora de Endemias de Ilhéus, Daiana Mascarenhas, explica que qualquer cidadão pode fazer uma denúncia e ajudar a combater o mosquito.

 

SONORA: Daiana Mascarenhas, Coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus

 

“Qualquer morador que tiver uma denúncia para fazer, que encontrar algum foco, que precisar colocar uma tela em seu tanque, precisar de uma visita de uma agente, ele pode ligar para aqui, porque nós temos uma equipe de três profissionais que vão de moto, para o disque denúncia andar mais rápido, para pode fazer todo esse trabalho”.

 

REPÓRTER: De acordo com último relatório divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, 336 casos de pessoas infectadas com o vírus Zika estão sendo investigadas na cidade. O vírus pode estar relacionado ao nascimento de bebês com microcefalia. E é justamente para diminuir esses números, que cerca de 50 agentes de combate ao mosquito visitam, diariamente, os lares dos moradores da cidade para destruir criadouros e orientar a população sobre como exterminar o Aedes. A Vila Nazaré, por exemplo, é um dos lugares mais sofre com a infestação do mosquito, em Ilhéus. Mas não é apenas fazendo denúncias pelo telefone, que os focos do vetor vão ser exterminados. O melhor jeito de se prevenir de todas as doenças que o Aedes transmite é não deixando ele nascer. Por isso, a recomendação é que as famílias tenham sempre uma rotina de combate ao mosquito, como pede o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.

 

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

 

“15 minutos por semana, em um dia determinado, para fazer essa limpeza. Fazendo isso ininterruptamente. Isso não pode parar nunca. Até quando nós vamos fazer? Até sempre! Não podemos relaxar.”

 

REPÓRTER: Você pode denunciar os possíveis focos do mosquito, em Ilhéus, ligando para 3234 2031. Se o número estiver ocupado, basta ligar para 8881 4586. Mais informações sobre o Aedes aegypti podem ser encontradas na internet, no site combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.