IJUÍ (RS): Ijuí aponta redução nos casos de Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Ijuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul, já foi considerado um município em estado crítico na proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Dados do informativo Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, nos três primeiros meses deste ano, apontam a redução do número de notificações em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a diretora do Centro de Vigilância e Saúde do Rio Grande do Sul, Marilina Bercini, os números na cidade diminuíram porque a população fez “a lição de casa”.

 TEC/SONORA: Marilina Bercini, Centro de Vigilância e Saúde do Rio Grande do Sul

“Eles fizeram um trabalho muito bom. Em 2010, eles tiveram o maior surto de dengue. A partir daí até tiveram alguns casos, mas em memores proporções. Então eles aprenderam o dever de casa e trabalham muito bem”.

 LOC: De janeiro a março de 2016 foram notificados 354 casos de dengue, enquanto este ano o número ficou em 81 casos. O informativo da Secretaria de Saúde também aponta dados positivos em relação à Chikungunya e Zika: Em 2017 não houve nenhum caso notificado para as duas doenças.

O bom resultado de Ijuí é o reflexo da campanha de conscientização realizado no município com o apoio da Secretaria de Saúde, do Estado e do Exército, como relata a Agente de Vigilância e Saúde de Ijuí, Marlize Osório.

 TEC/SONORA: Marlize Osório, Agente de Vigilância e Saúde de Ijuí.

“Toda a nossa equipe da Vigilância Ambiental trabalhando na rua, mais os agentes de saúde, estão todos em campo, trabalhando. O pessoal está fazendo visita, fazendo o trabalho mecânico, tentando combater e é feito o dia D, quando todo mundo vai para a rua. Também é feito um mutirão para retirar possíveis criadouros. Duas vezes por semana o pessoal faz esse mutirão, junto com o Exército, para recolhimento dos possíveis locais que possam ser  criadouros”.

 LOC: Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a proliferação do mosquito no Rio Grande Sul é mais tranquila em relação a outros estados do Brasil,  mas caso apareça algum surto o Rio Grande do Sul está preparado para atender a demanda de todos os municípios.

Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.