IDOSO: Justiça realiza ação em prol dos idosos

A programação comemorativa ao Dia Internacional do Idoso continua até 2 de outubro, com o mutirão de audiências de conciliação, instrução e julgamento de processos. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 
REPÓRTER: O aposentado Alberto Silva sofreu violência psicológica por parte de um filho adotivo, depois de procurar a justiça Alberto Silva destaca que o estatuto do idoso o ajudou na garantia de seus direitos.
 
SONORA: Aposentado Alberto Silva.
 
“Só pelo fato de existir o estatuto já é uma forma de chamar atenção para aparar, se solidário, respeitar e fazer com que os idosos também ocupem seu espaço, seu lugar”.
 
REPÓRTER: Hoje dia 1° de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso e a Coordenadoria de Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará ofereceu próximo ao Juizado Especial do Idoso, na Universidade Federal do Pará uma programação dedicada ao idoso onde foram oferecidos vários serviços como emissão de documentos pessoais, vacinação, testes rápidos de saúde, além de orientações jurídicas como ressalta a coordenadora dos juizados especiais, desembargadora Vânia Fortes Bitar.
 
SONORA: Desembargadora Vânia Fortes Bitar.
 
Os serviços são  jurídicos, nós estamos fazendo audiências concentradas da 1ª e 2ª Varas  dos idosos com processos previamente agendados,essas audiências são concentradas de conciliação, instrução e julgamento, as demandas serão finalizadas nesse período, já estavam ocorrendo desde o dia vinte e oito, enfim, uma serie de eventos, é um dia em comemoração ao dia internacional do idoso, as programações são todas voltadas a eles, tudo de graça”.
 
REPÓRTER: A programação comemorativa ao Dia Internacional do Idoso continua até 2 de outubro, com o mutirão de audiências de conciliação, instrução e julgamento de processos das 1ª e 2ª Varas dos Juizados especiais Cíveis e Criminais do Idoso. Entre os dias 1º e 30 de outubro, ocorre um mutirão para despachos e sentenças por meio do projeto "Gabinete Virtual", na 1ª Vara do Idoso. A Justiça paraense ajuda no combate a violência contra os idosos por meio da 1° Vara do Juizado Especial Cívil e Criminal. A juíza Silvia Mara Bentes de Souza ressalta que o Juizado Especial do Idoso está à disposição com atendimento preferencial.
 
SONORA: Juíza Silvia Mara Bentes de Souza
.
“O Tribunal de Justiça então vem chamar e mostrar a sociedade que atente a essa proteção tem a disposição o juizado do idoso que é exatamente para esse atendimento preferencial, um atendimento imediato do idoso no que ele ver violado seu direito.”
 
REPÓRTER: A 1° Vara do Juizado Especial Cível e Criminal está localizado no campus da Universidade Federal do Pará, na Avenida Perimetral, no Bairro do Guamá em Belém. Outras informações pelo telefone 3229-7141. As denúncias de violência contra idosos pode ser realizadas gratuitamente pelo fone 181, o Disque-Denúncia, 24 horas por dia ou ir direto na sede da Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID), na Rua Avertano Rocha, n° 417, no Bairro da Cidade Velha, em Belém.
 

Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.