ICATU (MA): Vacina contra HPV é segura, adolescentes de 11 a 13 anos devem tomar segunda dose

Município precisa vacinar no mínimo 75 por cento das adolescentes de 11 a 13 anos contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Meninas de 11 a 13 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV devem procurar o posto de saúde mais próximo para a aplicação da segunda dose. Apenas 14 por cento das adolescentes do município aqui de Icatu foram vacinadas na segunda fase da campanha. A meta do ministério da Saúde é vacinar no mínimo, 75 por cento das adolescentes. A vacina é eficaz somente quando a terceira dose é tomada. Para o Ginecologista, Olímpio Neto, do Instituo Nacional do Câncer, é importante que o tratamento seja feito corretamente.
 
 SONORA: Ginecologista Olímpio Neto
 
A paciente que toma vacina regularmente, veja bem, não é só a primeira dose, tem que tomar todas as doses, porque se tomar uma dose não vai fazer o efeito esperado. Mas, se tomar todas as três doses recomendadas, no fim já reduz 70 por cento dos casos. Eu costumo dizer que a paciente que é informada sobre a evolução do câncer no colo só vai ter câncer se ela quiser.”
 
REPÓRTER: O Instituto Nacional do Câncer avalia que durante todo ano de 2015 cerca de 900 mulheres vão ser diagnosticadas com o câncer no colo do útero, apenas no estado do Maranhão. A vacina é o modo mais eficaz para prevenção contra o HPV. O objetivo do Ministério da Saúde é reduzir a zero a contaminação pelo vírus em todo país. O secretario de ciência tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa afirma a importância da imunização no país.
 
SONORA: secretario de ciência tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero, por isso é importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda, a proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos em 2015 começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de forma drástica em nosso país.”
 
REPÓRTER: Vale ressaltar que meninas de 11 a 13 anos que ainda não tomaram a segunda dose contra o HPV precisam vacinar. A aplicação de uma dose não imuniza a adolescente e o tratamento não fica completo.
 

Reportagem: Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.