IBGE: Produção industrial fecha maio com crescimento de 0,8%

Apesar dos últimos resultados terem sido positivos, a Indústria ainda está 18,5% abaixo do patamar recorde de produção, registrado em junho de 2013

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A produção industrial nacional registrou um avanço de 0,8% em maio, se comparado com abril. Essa é a segunda taxa positiva consecutiva e acumula um crescimento de 1,9% no período, eliminando a queda de 1,6% observada em março. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE. Todas as atividades econômicas e 17 dos 24 ramos pesquisados tiveram resultados positivos. A principal influência ficou por conta do aumento do número de automóveis e caminhões fabricados, onde o setor teve um avanço de 9,0%, o mais elevado desde dezembro de 2016. É o que explica o gerente da Pesquisa Industrial Mensal, André Macedo.

TEC./SONORA: André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal.

"O grande destaque para o resultado deste mês acaba sendo esta maior produção tanto dos automóveis, quanto dos caminhões, o que de alguma forma justifica o crescimento mais acentuado dos setor de veículos automotores."

LOC.: De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, apesar dos últimos resultados terem sido positivos, a Indústria ainda está 18,5% abaixo do patamar recorde de produção, registrado em junho de 2013.

TEC./SONORA: André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal.

"Mesmo com esta melhora recente da produção industrial, ou seja, esse incremento no ritmo produtivo observado em abril e maio, isto não foi nada eficiente para recuperar as perdas que este mesmo setor industrial vem assinalando nos últimos anos. De tal forma, a indústria opera em um patamar ainda semelhante ao do início de 2009 e encontra-se 18,5% abaixo do patamar recorde que foi alcançado em junho de 2013."

LOC.: No resultado acumulado dos últimos 12 meses, o comportamento da indústria continua negativo, com uma queda de 2,4%.

Reportagem, Cintia Moreira.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.