HPV: Municípios de Gurupi e Palmeirópolis não atingiram meta da segunda etapa de vacinação contra HPV

...

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As cidades de Gurupi e Palmeirópolis tentam fazer com que as jovens entre 11 e 13 anos recebam a segunda dose da vacina contra o HPV. Gurupi registrou apenas 25 por cento de meninas imunizadas e Palmeirópolis somente nove por cento. Os dois municípios estão com números inferiores à meta do ministério da Saúde, que é vacinar 75 por cento das jovens. O resultado no estado do Tocantins não é diferente e apenas 45 por cento das garotas foram vacinadas. Quem não perdeu a oportunidade de imunizar a filha foi à cozinheira de Palmeirópolis, Flavia Ribeiro.
 
SONORA: Mãe, Flavia Ribeiro

“Eu achei ótimo vacinar ela, e ela não teve nenhuma reação em relação a vacina. E assim, para mim, eu gostei de ter vacinado ela. Recomendo a outras pessoas, é uma prevenção ao futuro delas e a vacinação quanto antes é melhor, desde a adolescência, antes da primeira relação sexual”.

REPÓRTER: A vacina contra o HPV é a forma mais segura e eficaz de prevenção ao vírus. O ministério da Saúde ressalta que a imunização não causa efeitos colaterais graves e a jovem pode ter apenas dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. A coorde
nadora da imunização de Palmeirópolis, Naiane Deusdará, ressalta a importância da prevenção contra o vírus.
 
SONORA: Coordenadora da imunização de Palmeirópolis, Naiane Deusdará
 
“A prevenção é a melhor forma de proteção dos adolescentes. Essa vacina não é um incentivo a relação sexual, muito pelo contrario, é uma proteção e prevenção já antes de iniciar a atividade sexual”. 
 
REPÓRTER: O HPV é o principal responsável pelo câncer do colo do útero. Para ficar imune ao papiloma vírus, a jovem precisa tomar as três doses da vacina. A segunda dose seis meses após a primeira e a terceira cinco anos mais tarde. A enfermeira responsável pela imunização em Gurupi, Lana Santos, destaca a eficácia da vacina.
 
SONORA: Enfermeira responsável pela imunização em Gurupi, Lana Santos
 
“O ministério da Saúde disponibilizou a quadrivalente para quatro tipos de vírus. Os dois primeiros são para combater as verrugas e os outros que são o 11 e o 16 que são para prevenir as lesões causadas pelo HPV. Por isso é importante estar fazendo as três doses porque só uma dose não imuniza”.
 
REPÓRTER: O município de Gurupi oferece a vacina em dez postos de saúde espalhados pela região. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às seis horas da tarde. Já em Palmeirópolis, a imunização ocorre na Unidade de Saúde Helena Maria Borges. O local atende de segunda a sexta, das sete e meia da manhã às cinco horas da tarde.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.