HPV: Das principais cidades goianas, apenas Aparecida de Goiânia bateu meta de vacinação.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: O Papiloma Vírus Humano, o HPV, é o principal causador do câncer do colo de útero, doença que mata mais de cinco mil mulheres por ano no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Inca. Em Goiânia, o INCA estima que 90 novos casos da doença devem aparecer em 2015. Por isso, é importante que todas as meninas de 9 a 11 anos sejam protegidas com a vacina contra HPV. No começo do ano, apenas 45 por cento das garotas de Goiânia foram vacinadas, de acordo com o Ministério da Saúde, que tem meta de proteger 80 por cento das garotas. Segundo a secretaria Municipal de Saúde, 76 salas de vacinação aguardam as meninas. A gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Grécia Pessoni, explica que os agentes de vão até as escolas para vacinar as meninas.
 
TEC: Gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Grécia Pessoni.
 
“Nós também iremos pras escolas, agora, a partir do mês de novembro, realizar a vacinação nas escolas. A gente sabe que a escola é o local em que a gente consegue uma cobertura maior. Mas assim, como a gente tem várias campanhas, uma campanha atrás da outra, então nem sempre a gente consegue ir até as escolas num tempo hábil. E a gente acredita também que os pais tem que ter uma responsabilidade sobre a saúde de suas filhas, Não esperar somente na escola, e sim levá-las também à unidade de saúde.”
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC: Em Aparecida de Goiânia, a segunda cidade mais populosa do estado, a primeira etapa da vacinação contra o HPV foi um sucesso, com 100 por cento das meninas protegidas. Agora, quem tomou a primeira dose da vacina deve retornar 32 postos de saúde para receber a segunda. O Pronto-Socorro de Aparecida, que fica próximo à praça da Matriz, é uma das unidades de referência da cidade. Já em Rio Verde, 61 por cento das meninas foram vacinadas, na primeira fase. No município, existem quatro mil e 200 meninas dentro da faixa etária da vacinação. E para aumentar a cobertura vacinal, nesta segunda etapa da mobilização, todas as 12 salas de vacina estão abastecidas e as escolas também estão recebendo equipes de vacinação, na cidade, segundo a vigilância epidemiológica municipal.  A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Rio Verde, Patríce Cristine Guimarães, acredita que a vacina contra o HPV salva vidas.
 
TEC: Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Rio Verde, Patríce Cristine Guimarães.
 
“Então, eu acredito que a vacina vai reduzir sim o câncer de colo uterino no Brasil. Porque a gente vê quantas notificações de câncer de colo uterino chegando nos nossos bancos de dados e que, infelizmente, quantos câncer de colo uterino poderiam ser prevenidos. Então eu acredito que é uma vacina que vai trazer resultado.”
 
LOC: Na terceira maior cidade de Goiás, Anápolis, apenas 56 por cento das meninas entre 9 e 11 anos foram protegidas com a vacina contra o HPV, no começo do ano. A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Marly Malta, explica que a cidade também vai imunizar as meninas nas escolas.
 
TEC: Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis, Marly Malta.
 
“Então, desde setembro que nós estamos com essa programação. As Unidades de Saúde, nós temos hoje, aqui, 42 salas de vacina, no município. Onde as salas de vacina já estão todas abastecidas com a vacina. Nós entramos em contato com todas as escolas municipais, estaduais e particulares, que têm alunas na faixa etária de 9 a 13 anos, dizendo que a gente vai estar fazendo a ação na escola.”
 
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC: Gabriela Santana do Carmo tem 12 anos de idade e foi uma das meninas que tomou a vacina em Anápolis. Sua mãe a levou para tomar a segunda dose da vacina e Gabriela, mesmo tão jovem, já sabe a importância da prevenção.
 
TEC: Gabriela Santana do Carmo, personagem
 
“Eu tomei na escola a primeira dose. E depois foi no hospital mesmo. É, meninas, é muito importante tomar essa vacina pra prevenir o câncer de útero. E é uma coisa ruim, né? Então, tem que ter a prevenção.”
 
LOC: A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deve tomar três doses para completar a proteção. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG)

 

:

Receba nossos conteúdos em primeira mão.