HORTOLÂNDIA (SP): “Dengários” são usados para agilizar atendimento a pacientes com dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Hortolândia, três Unidades de Pronto Atendimento e um hospital têm um espaço reservado para os pacientes que apresentam os sintomas da dengue, Zika ou chikungunya. O local foi batizado como “Dengário” que tem médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem para dar agilidade no atendimento aos pacientes com as doenças transmitidas pelo Aedes. A secretária Municipal de Saúde, Rosana Nascimento, explica que, o Dengário melhorou o atendimento aos pacientes com dengue e desafogou as alas comuns dos hospitais do município.

SONORA: Rosana Nascimento – secretária Municipal de Saúde

“Como esse paciente tem que ficar lá, no mínimo, três horas em atendimento, em hidratação, então a gente tendo um local diferenciado à parte do atendimento normal do hospital ou de uma UPA, a gente consegue ter um atendimento melhor pro paciente e um fluxo melhor pro hospital.” 

REPÓRTER: O “Dengário” começou a funcionar há cerca de, 30 dias e vai ficar à disposição da população enquanto Hortolândia estiver em alerta de epidemia para a dengue, chikungunya e Zika. Os pacientes que entram no setor são hidratados, medicados e acompanhados pela equipe médica. Vale lembrar que, a principal forma de se proteger é impedir que o Aedes nasça, como ressalta o diretor de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. 

SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: Se, você conhece locais em Hortolândia que possam ser possíveis criadouros do Aedes, sem condições de serem limpos pela população, pode ligar no Centro de Zoonose. O número é: 3897-3312. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Ana Freire.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.