HABITAÇÃO: Poupança em baixa leva Caixa diminuir financiamentos de imóveis usados, acredita especialista

Para o especialista em Economia da UNB, os imóveis usados vão sofrer desvalorização e o momento deve beneficiar quem estiver interessado em comprar a casa própria 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta terça-feira, que vai diminuir o valor dos financiamentos de imóveis usados, em todo país, e o interessado em comprar uma casa ou apartamento, por exemplo, vai ter que desembolsar a metade do valor do bem no momento da assinatura do contrato. A medida passa a valer a partir de maio. O especialista em Economia da Universidade de Brasília, Newton Marques, explica que, o aumento da inadimplência e a queda dos depósitos na caderneta de poupança foram os motivos que levaram a Caixa a baixar o limite de financiamentos de imóveis usados.  

SONORA: especialista em Economia, Newton Marques
 
“A Caixa Econômica utiliza como recurso para financiar habitação, financiamento imobiliário, ela utiliza dos depósitos de poupança e os depósitos de poupança têm caído bastante. Com isso, a Caixa Econômica fica sem partes dos recursos. A segunda, o momento agora é que, muitos setores estão em inadimplência, não estão pagando os financiamentos.”
 
REPÓRTER: Para o especialista em Economia, Newton Marques, o momento é bom para a compra de imóveis usados porque as novas regras para os financiamentos da Caixa Econômica devem derrubar os preços no mercado imobiliário.    
 
SONORA: especialista em Economia, Newton Marques
 
“Todas as vezes que a Caixa Econômica participa com menos recursos isso dificulta porque hoje em dia, quem é que tem, digamos, um imóvel usado de 500 mil, alguém ter 250 mil para colocar. Não é fácil. Então, com isso deve provocar até uma queda maior dos imóveis usados. Quem for comprar hoje está em situação melhor de quem vai vender.”
 
REPÓRTER: Os valores dos financiamentos da Caixa Econômica Federal vão diminuir para os imóveis usados entre 190 e 650 mil Reais. O banco vai emprestar apenas 50 por cento do valor do imóvel. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal, o valor do imóvel financiado pela Caixa pode ser de até 750 mil. Vale lembrar que, o comprador vai continuar podendo utilizar o dinheiro do FGTS para financiar imóveis usados. Para mais informações basta acessar na internet o endereço eletrônico www.caixa.gov.br
 
Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.