GURUPI (TO): Com medo de induzir atividade sexual, pais deixaram de vacinar jovens contra o vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os pais e responsáveis de Gurupi não devem ter medo de levar as adolescentes de 11 a 13 anos para tomar a vacina contra o vírus HPV. A imunização é eficaz para prevenir o papiloma vírus, causador do câncer do colo de útero. Os pais devem ficar tranquilos, pois a vacina não induz as meninas a iniciarem atividade sexual. Quem garante é o secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
SONORA: secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde -Jarbas Barbosa
 
Na Austrália se tem praticamente oito anos de uso dessa vacina, não produziu nenhuma alteração sobre a idade de atividade sexual como era esperado. Porque a vacina não é para ter atividade ou não ter atividade, essa vacina é para proteger contra o câncer do colo de útero. Então é uma doença que ainda mata 14 mulheres a cada dia em nosso país.”
 
REPÓRTER: O vírus HPV é facilmente transmitido no contato com a pele ou utilizando o mesmo sabonete que uma pessoa contaminada. Somente uma única dose da vacina não garante a imunização das jovens contra o papiloma vírus. Quem ressalta é a enfermeira responsável pela imunização em Gurupi, Lana Santos.
 
SONORA: Enfermeira responsável pela imunização em Gurupi, Lana Santos
 
“O ministério da Saúde disponibilizou a quadrivalente para quatro tipos de vírus. Os dois primeiros são para combater as verrugas e os outros que são o 11 e o 16 que são para prevenir as lesões causadas pelo HPV. Por isso é importante estar fazendo as três doses porque só uma dose não imuniza”.
 
REPÓRTER: As jovens de Gurupi podem se vacinar em um dos 10 postos da cidade. A unidade principal é a Policlínica Dr. Luis Santos Filho que fica na Rua 5, entre as Ruas Rio Grande do Norte e Alagoas, no Bairro Centro, próximo ao Fórum de Gurupi. A imunização acontece de segunda a sexta-feira de sete da manhã às seis da tarde. Agentes de saúde levam as doses até a zona rural para garantir a imunização de todas as jovens.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.