GUIA ALIMENTAR: Comer acompanhado tranquilamente é uma das recomendações do Ministério da Saúde

O novo Guia Alimentar para a População Brasileira é dirigido às famílias, à profissionais de saúde, educadores, agentes comunitários e outros trabalhadores envolvidos com promoção da saúde. A versão impressa do documento, com 151 páginas ilustradas, pode ser encontrada nas unidades de saúde de todo o país.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 02'06''

REPÓRTER: O estudante universitário, Igor Sampaio, tem o hábito de comer bem. Mas além de dar preferência para alimentos saudáveis, ele conta que faz questão de fazer as refeições em boa companhia.

SONORA: estudante - Igor Sampaio

"Sempre como nos mesmos horários, por exemplo, café da manhã eu como com alguém, almoço eu como com alguém e janta eu como com alguém. Se você for comer num ambiente barulhento, desagradável, você vai apressar a sua alimentação para sair daquele ambiente. Melhor ir para um ambiente tranquilo, que aí você pode comer com mais calma, apreciar o momento e o que você está comendo".

REPÓRTER: De acordo com a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, Igor está no caminho certo. Segundo Patrícia,  comer com regularidade, em ambientes apropriados e, se possível com companhia, é uma das recomendações do novo Guia Alimentar do Ministério da Saúde, lançado nesta quarta-feira, em Brasília.

SONORA: coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde - Patrícia Jaime

"Quando compartilhamos o momento da refeição com membros da nossa família, com colegas de trabalho, com os estudantes nas escolas, nós também compartilhamos vivências. Nós recomendamos que sejam ambientes com menos ruído, que tenha local adequado para se sentar, sentar a mesa para alimentar, sejam ambientes limpos. Que são ambientes que permitem que nós tenhamos uma refeição num ambiente mais confortável. Dessa forma nos vamos alimentar de forma mais regular, com mais atenção à alimentação, comeremos de forma mais lenta, prestando atenção sobre o que comemos e isso facilita a adoção de práticas alimentares mais saudáveis".

REPÓRTER: O novo Guia Alimentar para a População Brasileira é dirigido às famílias, à profissionais de saúde, educadores, agentes comunitários e outros trabalhadores envolvidos com promoção da saúde. A versão impressa do documento, com 151 páginas ilustradas, pode ser encontrada nas unidades de saúde de todo o país. Já a versão digital está disponível no portal do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.