GUARATUBA (PR): Nove postos de saúde seguem oferecendo 2ª dose da vacina contra HPV para município atingir meta da campanha

Apenas 22% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município, que previne contra câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção meninas de 11 a 13 anos da cidade de Guaratuba. A segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível em nove unidades de saúde da cidade. De acordo com dados do ministério da Saúde, ainda faltam ser vacinadas pouco mais de seiscentas e 90 jovens para atingir 100 por cento de imunização. Até o momento, somente 22 por cento do público alvo recebeu a segunda dose. A vacina é a forma mais eficaz e segura de prevenção ao vírus, que é o principal causador do câncer do colo do útero. Para a enfermeira do município, Maria Eliane, as garotas imunizadas estarão prevenindo muitas pessoas no futuro. 

SONORA: Enfermeira, Maria Eliane

“Essas meninas já vão está prevenindo desde novinha, antes de, por exemplo, ter a primeira relação sexual. E, elas se prevenindo também vão prevenir os meninos que no momento não estão recebendo essa vacina pelo SUS mas, elas se protegendo, ao mesmo tempo está protegendo o futuro parceiro “.

REPÓRTER: Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o estado do Paraná deve registrar mil novos casos do câncer do colo do útero, neste ano. A doença é a terceira mais comum entre as mulheres do país e uma das que mais mata. A coordenadora do Setor de Vacinação de Guaratuba, Vânia Borges, destaca que, a vacina é segura e pode salvar as jovens do câncer.

SONORA: Coordenadora do setor de vacina, Vânia Borges

“O que eles têm de ter consciência, a população toda, é que a vacina realmente hoje é o melhor meio de prevenção da doença. Então, da à oportunidade para esses jovens, esclarecer isso para eles e de que forma que ele vai tomar essa vacina. O principal objetivo é prevenção mesmo de doenças futuras, que é o câncer do colo do útero que é o objetivo maior do HPV”.

REPÓRTER: As nove unidades básicas de saúde da cidade funcionam de segunda a sexta, das sete da manhã às cinco horas da tarde. Grupos de profissionais da secretaria Municipal de Saúde também vão até as zonas rurais para vacinar as meninas entre 11 e 13 anos. Para receber a dose a jovem precisar levar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.