REPÓRTER: O município de Guadalupe, ainda tem doses suficientes para imunizar todas as jovens contra o vírus HPV. A imunização pode ser encontrada gratuitamente, em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde. As meninas de 11 a 13 anos, não devem perder a oportunidade de se imunizar contra o vírus causador do câncer do colo de útero. Quem ressalta a importância da vacina para as jovens é o secretário Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rocha.
SONORA: secretário Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rocha.
“A importância é muito grande. A gente sabe que, ainda hoje, tem mulheres que morrem em consequência disso. Você ter essa vacinação disponível para essas meninas, nessa faixa etária é de fundamental importância, prevenindo para o que possa vir no futuro. Então, a gente ressalta essa importância de estar orientando os pais, os responsáveis, os próprios professores e, os profissionais de saúde, para estar orientando e divulgando, isso que é muito importante”.
REPÓRTER: Na segunda etapa de vacinação, as meninas não precisam de autorização dos pais para tomar a vacina contra o vírus HPV. Basta comparecer a uma unidade de vacinação com carteira de vacinação ou documento de identidade. Os agentes de saúde estão preparados para tirar dúvidas relacionadas a vacina e imunizar as jovens. Ouça o alerta do epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ele conta que, a cada dia, 14 mulheres morrerem em decorrência do câncer do colo de útero.
SONORA: epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
“O câncer do colo de útero, ainda mata a cada dia, 14 mulheres em nosso país. São as mães e as avós das meninas que hoje têm a oportunidade de tomar a vacina. Por isso, que nenhuma família pode negar esse direito a menina, por isso, que é importante que a menina se conscientize, se informe e exija que o seu direito seja garantido. Que, ela vai poder ser a primeira geração de brasileiras onde a morte por câncer do colo de útero vai estar eliminada.
REPÓRTER: Atenção meninas de Guadalupe, para a segunda etapa de vacinação contra o vírus HPV. As jovens devem procurar a vacina em um dos cinco postos de saúde da cidade. As unidades de saúde principais são Perina Batista de Castro, no Bairro Vila Parnaíba, e Dirceu Arcoverde, no Bairro Cruzeta. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de oito da manhã ao meio dia e, de duas às seis da tarde. Na zona rural, agentes de saúde levam a vacina para as adolescentes de 11 a 13 anos.
Reportagem, Pedro Paulo Borges.