GUADALUPE (PI): Boatos afastam meninas entre 11 e 13 anos da vacinação contra HPV. Vacina é segura, garante Ministério da Saúde

Apenas 56 meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município. Imunização está disponível nos postos de saúde, de Guadalupe 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Por conta das reações adversas propagadas na mídia, a segunda etapa da vacinação contra o vírus HPV teve baixo índice em Guadalupe. Agentes de saúde foram às escolas orientar pais e estudantes e se prepararam para receber as adolescentes nas unidades de saúde, mas os boatos assustaram a população. Segundo o ministério da Saúde, somente 19 por cento das jovens da cidade foram imunizadas contra o papiloma vírus. O número representa somente 56 meninas vacinadas contra o câncer do colo de útero, terceiro tipo que mais mata mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. O secretário Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rocha, destaca a importância da imunização.
 
SONORA: secretário Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rocha
 
“A importância é muito grande. A gente sabe que ainda hoje, tem mulheres que morrem em consequência disso. Você ter essa vacinação disponível para essas meninas, nessa faixa etária é de fundamental importância, prevenindo para o que possa vir no futuro. Então a gente ressalta essa importância de estar orientando os pais, os responsáveis, os próprios professores, e os profissionais de saúde, para estar orientando e divulgando isso que é muito importante”.
 
REPÓRTER: Para tomar a vacina contra o papiloma vírus, as jovens de 11 a 13 anos devem se apresentar em uma unidade de saúde levando carteira de vacinação ou documento de identidade. Não é necessária autorização dos pais para tomar a vacina. A dona de casa, Michela Alves Pereira, levou a filha, Giovanna Larisse, de 12 anos, para tomar a segunda dose. Ela relata que, as mães devem vacinar as filhas para prevenir problemas no futuro.
 
SONORA: Michela Alves, dona de casa
 
“A vacina contra o HPV previne vários doenças, contra o câncer e a tendência nossa é resguardar nossas filhas no caso de no futuro desenvolver algum tipo de doença”.
 
REPÓRTER: Em Guadalupe, a vacina pode ser encontrada em uma das cinco unidades de saúde da região. Segundo o ministério da Saúde, a imunização é segura, gratuita e previne contra o câncer do colo de útero. Sem a segunda dose, a vacina não tem efeito contra o papiloma vírus. A imunização deve ser feita de segunda a sexta-feira, de oito ao meio dia e, de duas às seis horas da tarde.

Reportagem, Pedro Paulo Borges.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.