Data de publicação: 13 de Abril de 2017, 17:27h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: Na próxima segunda-feira, 17 de abril, começa a mobilização nacional para a vacinação contra a gripe. O Ministério da Saúde quer imunizar mais de 54 milhões de pessoas. Durante o lançamento da campanha, em Brasília, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, explicou por que a população deve procurar a vacina o mais breve possível.
SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros
“Tentaremos, a cada ano, iniciar a vacina mais cedo para que as pessoas tenham mais proteção e a gente evite óbitos por Influenza. Estamos disponibilizando 60 milhões de doses para alcançar 54 milhões de pessoas. No ano passado, fizemos 93% de cobertura vacinal. Esperamos este ano, de novo, superar os 90%. Precisamos incentivar as pessoas a buscarem a vacina para que nós possamos manter um número baixo de casos, um número baixo de óbitos de gripe neste ano de 2017”.
REPÓRTER: Este ano a campanha de vacinação contra a gripe traz uma novidade. Todos os professores de escolas públicas e privadas vão poder se vacinar, conforme destaca o ministro Ricardo Barros.
SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros
“Professores estão pela primeira vez nesta lista. Então faremos, nos dias 2 e 3 de maio, a vacinação dos professores na escola, conforme acordado com o ministro Mendonça Filho e, claro, pelo fato de que eles têm contato com dezenas alunos diariamente e estão mais expostos, também, a essa contaminação. Esse é o motivo da inclusão dos professores e o fizemos com muita alegria porque entendemos que, de fato, é um grupo preferencial”.
REPÓRTER: Além dos professores, integram o público-alvo da campanha, pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias; pessoas privadas de liberdade; e os funcionários do sistema prisional. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.
Reportagem, Luiz Philipe Leite.