GOVERNADOR VALADARES (MG): Região é prioridade no combate a febre amarela

O Ministério da Saúde orienta duas doses da vacina para se proteger da febre amarela por toda a vida

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Prevenção. Essa é palavra mais repetida entre a população e as autoridades públicas dos municípios próximos a Governador Valadares. A região do Vale do Rio Doce tem acumulado notificações de casos de febre amarela e, por isso, é considerada como prioritária no combate a doença.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, 19 municípios da região registraram notificações de febre amarela. Ao todo são 112 casos suspeitos e 19 confirmados. A cidade com o maior número de notificações é São Sebastião do Maranhão, com 26 casos. Em seguida vêm os municípios de Santa Rita do Itueto e São João da Manteninha, com 15 notificações cada.
Para contornar essa situação, várias medidas estão sendo realizadas pelo governo Estadual e Federal. Somente no mês de Janeiro, mais de dois milhões de doses da vacina contra a febre amarela foram enviadas para as regiões endêmicas do leste do Estado, como Governador Valadares, Diamantina, Manhumirim, Teófilo Otoni e Coronel Fabriciano.
O governador Fernando Pimentel, afirma que não vão faltar doses da vacina para todos os municípios que precisarem. Ele pede aos moradores das áreas de risco para que busquem a imunização nos postos de saúde.

TEC./SONORA: Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais

“Nós estamos trabalhando. Aqueles que moram em zona rural que tem que se vacinar, já estão se vacinando, se a equipe não chegar lá, eles precisam ir ao posto de saúde mais próximo e nós vamos assegurar que haja doses de vacina suficientes para todo mundo.”

LOC.: A principal estratégia de combate a doença é a vacinação. O Ministério da Saúde orienta duas doses da vacina para se proteger da febre amarela por toda a vida. Se o paciente já tomou as duas doses, não há necessidade de tomar a terceira.
Para mais informações sobre a doença, acesse o portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.