GOVERNADOR VALADARES (MG): Aumento dos casos de Chikungunya reforça o combate a focos do mosquito dentro das casas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: O aumento nos últimos meses de mais de 500% de pessoas infectadas com Chikungunya, Zika e Dengue em Governador Valadares, deixou as autoridades municipais em estado de alerta. Até o momento já foram notificados na cidade, sem confirmação, 2.366 casos de Chikungunya, 1.913 de Dengue e 162 vítimas da Zika. Em 2016, houve um registo de 3.310 casos de Zika, sendo 18 confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado e 2.611 de Dengue. Além disso, foram notificados 119 casos de Chikungunya.

Desde o início de fevereiro houve um aumento na demanda por atendimento dos casos de Chikungunya na rede hospitalar, principalmente por parte da população em idade produtiva. Isso se deve aos fortes sintomas da doença, que se caracteriza pela dor nas juntas, febre intensa e limitações nos movimentos.

Renata Pimenta de Lacerda Costa, de 42 anos, contraiu a Chikungunya junto com os dois filhos, no inicio de março. Até hoje a família ainda sofre com os sintomas.

TEC/SONORA: Renata Pimenta de Lacerda Costa, professora.

 “É mais a dor, principalmente nos pés e nas juntas da mão. Agora a dor é persistente. Até hoje a gente sente pela parte da manhã. Os meus dois filhos pegaram, junto comigo. Na época, fiquei mais preocupada com a febre do meu filho mais novo, mas logo em seguida eu também comecei a sentir dor e febre, e aí foi todo mundo junto. Me parece que na minha rua várias pessoas que já tiveram.’’

LOC: A infectologista Eliana Bicudo explica que houve um aumento de casos da Chikungunya devido a falta de imunidade da população.

TEC/SONORA: Eliana Bicudo, infectologista.

 “Hoje, a gente tem pessoas muito mais suscetíveis à Chikungunya do que a gente tinha. Ou seja, a Dengue. Muitas pessoas já tiveram, então você tem um teor de imunidade naquela população. Então, o mosquito tá aí, a gente sabe da transmissão e aqui a gente vai ter muito mais pessoas suscetíveis, já que nós não controlamos o mosquito ainda.”

LOC: Para acolher as pessoas que contraíram o vírus da Chikungunya, Zika e Dengue, a prefeitura de Governador Valadares criou o Centro de Atendimento em Arboviroses, na sede do ambulatório Rui Pimenta, que funciona de 7 da manhã às 10 horas da noite, de segunda a segunda. Lá, também é possível receber o resultado do exame sorológico dentro de duas horas.

Outra medida criada pela prefeitura para diminuir os focos do mosquito foi a Operação Caça ao Mosquito, que diariamente percorre as ruas da cidade. Os agentes de saúde também buscam fiscalizar e orientar toda a população sobre a melhor forma de combater o mosquito.

Ajude você também a diminuir o número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.